4.7.12

A degradação da Escola Pública e o Adolescente em conflito com a Lei.

A degradação da escola Municipal atinge diretamente milhares de crianças que não encontram nesta escola um espaço de entretenimento, convívio social, educação coletiva, desenvolvimento cognitivo, esportivo, psicossocial...  Ao romper seus laços com esta escola esta criança busca a rua como espaço para sanar sua carência afetiva, social e lúdica. Infelizmente a rua não oferece estas possibilidades da mesma forma que a escola o faria, a rua tem um preço e este preço é caro. O contato com drogas para quem não tem maturidade psíquica pode custar muito caro...Este processo pode levar crianças a um processo de adultização precoce que comprometerá toda sua infância, adolescência e trará, provavelmente,  uma maturidade vinculada a valores que foram reafirmados na rua sem a orientação educacional de profissionais competentes para fazê-lo. Não se trata de afirmar que a Escola deva ser a tábua de salvação, contudo é inegável o seu papel e infinita suas possibilidades. Sucatear a escola é jogar às ruas um conjunto enorme de crianças que só poderão encontrar a ação educativa do Estado quando estiverem tão comprometidas com os vícios de seu ambiente societário, que não é mais na escola, que infelizmente estarão vinculados ao estado, ao contrário, estes estarão na provável condição de infratores.
E aí não há como não citar Pitágoras, quando este afirma: ''Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos'.'
No fim eles serão culpabilizados por um processo que iniciou-se com a degradação da escola pública, os secretários, os prefeitos, os governadores estarão sendo ovacionados e votados pelos mesmos cidadãos que estarão  condenando os jovens que não estudaram e que em sua grande maioria estarão vinculados aos sistema sócio-educativo, que por sua vez estará sendo acusado de não recuperá-los.

Prof. Antonio Futuro

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