FIL. DA EDUCAÇÃO

Refletindo sobre a Filosofia:



A origem do termo afirma que ele teria sido usado pela primeira vez pelo famoso Filósofo Grego Pitágoras por volta dos séculos ( V - IV aC ), ao afirmar para um de seus discípulos que ele não era um "Sábio", mas apenas alguém que amava a Sabedoria.

Filosofia (do grego philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

A saber: O filosofo não é um sábio, mas sim alguém que está constantemente à procura do conhecimento.

Surge na Grécia Antiga com a figura de TALES de MILETO, que foi o primeiro a buscar uma explicação para os fenômenos da natureza usando a Razão e não os Mitos, como eram de costume. É o processo de modificação da percepção dos fenômenos da humanidade que teriam uma origem mítica, para a explicação destes fenômenos agora ancorados na razão.

Quem foi: Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..

E o que é a filosofia da educação: É um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.

São várias as teorias educacionais "tradicionais" e "progressistas".

Pode-se afirmar que filosofar é a prática de examinar a realidade, e isso, a bem da verdade, todos fazemos constantemente. Ao se tentar resolver os problemas globais, sociais ou pessoais, é impossível se abster da Racionalidade. Entretanto há uma gama de situações onde a Razão não pode avançar por falta, ou excesso de dados, o que impossibilita decisões objetivas.

Entre em cena então a parte subjetiva humana, mais especificamente a Intuição, como meio de direcionar nosso foco de entendimento e apontar caminhos a serem trilhados pela racionalidade.

Isso é Filosofia em si. Qualquer pessoa que tente pela sua própria maneira de ver a realidade, entender racionalmente a vida , o sentido da existência, a sociedade, as relações humanas, o Universo, enfim, todos os eventos que o cercam, é um Filósofo em potencial, ainda que não possua qualquer instrução acadêmica. O verdadeiro Filósofo é antes de tudo um observador atento da realidade, um pensador dedicado, e que tente pelo seu próprio esforço desvendar o Universo que o cerca.





4 comentários:

  1. Samia Cunha disse...
    Este tópico vem para responder uma questão muito frequente entre alguns alunos de Pedagogia: "Por que estudar Filosofia, não gosto de Filosofia!" a resposta está aí. Mesmo que os futuros Pedagogos não sejam futuros "Educadores" mas profissionais de alguma Empresa e consigam ensiar aos funcionários (e principalmente aos donos destas empresas) o que estamos aprendendo na graduação, a Filosofia continua sendo necessária é só pensar um pouquinho mais criticamente e usá-la em qualquer área de atuação!

    Samia Cunha

    Samia Cunha.

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  2. Samia Cunha disse...
    Este tópico vem para responder uma questão muito frequente entre alguns alunos de Pedagogia: "Por que estudar Filosofia, não gosto de Filosofia!" a resposta está aí. Mesmo que os futuros Pedagogos não sejam futuros "Educadores" mas profissionais de alguma Empresa e consigam ensiar aos funcionários (e principalmente aos donos destas empresas) o que estamos aprendendo na graduação, a Filosofia continua sendo necessária é só pensar um pouquinho mais criticamente e usá-la em qualquer área de atuação!

    Samia Cunha

    Samia Cunha.

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  3. Samia Cunha disse...
    Este tópico vem para responder uma questão muito frequente entre alguns alunos de Pedagogia: "Por que estudar Filosofia, não gosto de Filosofia!" a resposta está aí. Mesmo que os futuros Pedagogos não sejam futuros "Educadores" mas profissionais de alguma Empresa e consigam ensiar aos funcionários (e principalmente aos donos destas empresas) o que estamos aprendendo na graduação, a Filosofia continua sendo necessária é só pensar um pouquinho mais criticamente e usá-la em qualquer área de atuação!

    Samia Cunha

    Samia Cunha.

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  4. Professor , vc tinha ficado de postar alguns comenta´rios sobre Edgard Moran e os paradigmas que sustentaram suas teses!!! Obrigada

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