Questões sobre LDB

Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394-96, 

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Algumas Questões Para irmos treinando. 

1. Segundo disposição expressa no art. 1o da lei no 9.394/1996, a LDB, os processos formativos educacionais nela descritos abrangem os que se desenvolvem exceto:
A) na vida familiar;
B) na convivência humana;
C) nas manifestações grevistas;
D) nas instituições de ensino e pesquisa; nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

2. Segundo disposição expressa no art. 1o da lei no 9.394/1996, a LDB, é correto afirmar:
A)     A Lei de Diretrizes e bases da Educação - LDB disciplina a educação escolar.
B) A educação escolar poderá vincular-se ao mundo do trabalho.
C) A educação não abrange os processos formativos.
D) A educação escolar, se desenvolve, predominantemente, por da aprendizagem, em instituições próprias.

3. Considerando o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), em seu artigo 1o é correto afirmar que:

A) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil exceto nas manifestações culturais.
B) Esta Lei indisciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
C) A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
D) A educação nacional deverá vincular-se à vida e a alienação do homem.


4. A LDBEN 9.394/96, no Art. 1o, diz que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Essa Lei, especificamente, disciplina a educação escolar desenvolvida, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. Nesse sentido, a educação escolar busca realizar dois propósitos básicos que são:

A) ensinar os alunos a ler e escrever, preparando-os para desenvolver atividades de partilha da cultura comum ocidental.
B) ajudar os jovens a se prepararem para o exercício de uma profissão em sua vida adulta e integrá-los na sociedade, como cidadãos e membros de uma cultura comum.
C) preparar o cidadão para uma sociedade democrática e conscientizá-lo de seu papel de cidadão.
D) formar os jovens para atividades profissionais e dar-lhes condições de empregabilidade.

5. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A Lei n.o 9.394/1996 é a que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Acerca da LDB, assinale a opção correta.

A) A educação é dever da família e do Estado e tem por finalidade a qualificação para o trabalho.
B)      Os municípios são responsáveis por coleta, análise e propagação das informações sobre a educação.
C) A educação escolar é composta da educação básica — formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio —, e educação superior.
D) A educação especial deve ser oferecida preferencialmente na residência dos educandos com dificuldades de locomoção.
 E) É obrigação do Estado fornecer  ensino fundamental gratuito somente às camadas pobres da população.
6. A LDBEN 9.394/96, no Art. 1o, diz que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Essa Lei, especificamente, disciplina a educação escolar desenvolvida, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. Nesse sentido, a educação escolar busca realizar dois propósitos básicos que são:

A) ensinar os alunos a ler e escrever, preparando-os para desenvolver atividades de partilha da cultura comum ocidental.
B) ajudar os jovens a se prepararem para o exercício de uma profissão em sua vida adulta e integrá-los na sociedade, como cidadãos e membros de uma cultura comum.
C) preparar o cidadão para uma sociedade democrática e conscientizá-lo de seu papel de cidadão.
D) formar os jovens para atividades profissionais e dar-lhes condições de empregabilidade.

7. O Art. 2o da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96), diz que: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Segundo este artigo podemos entender que:

A) a responsabilidade da família e do Estado com a educação não tem origem nos dispositivos da Constituição Nacional de 1988;
B) a educação como processo intencional deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa trajetória harmoniosa e progressiva;
C) o preparo para o exercício da cidadania centra-se na condição básica psicológica do aluno;
D) a qualificação para o trabalho significa uma divisão da vida em dois tempos, um para
 trabalhar e outro para estudar;
E) a educação é papel único do Estado.


8. Segundo disposição constitucional vigente o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola;
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV – gratuidade do ensino público.

a) Todas estão corretas.
b) Apenas uma está correta.
c) Duas estão corretas.
d) Três estão corretas.
e) Todas estão erradas.

9. No título II da LDB 9394/96, sobre os princípios e fins da educação nacional é incorreto afirmar:
A) A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
B) Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania sem qualificação para o trabalho.
C) O ensino será ministrado com base nos princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
D) Deve haver coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.



10. O Art. 2o da Lei no 9.394/96, aponta que: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”. Assim, após conceber a educação como um processo amplo que visa ao pleno desenvolvimento do educando, podemos afirmar que

A) desde o início de sua vida, o educando apresenta ritmos e maneiras diferentes para realizar toda e qualquer aprendizagem – andar, falar, brincar, comer com autonomia, ler, escrever  etc, por isso a escola deve prepará-lo para que se adapte e possa se preparar para o exercício da cidadania.
B) a diversidade metodológica e a avaliação diagnóstica, processual e formativa devem estar comprometidas com uma aprendizagem inclusiva, em que o aluno, dentro da escola,  aprenda de fato.
C) o ser humano é ser de múltiplas dimensões e por isso podem aprender em tempos e em ritmos iguais.
D) o desenvolvimento humano é um processo contínuo e por isso é construído igualmente e em tempos iguais por todos.
E) o conhecimento deve ser abordado em uma perspectiva de totalidade, focando a abrangência dos conteúdos, em detrimento de sua verticalização, garantindo a todos a  possibilidade de se desenvolverem.

11. Na LDB 9394/96, o artigo 2o apresenta os fins e princípios da educação brasileira. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
A) “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
B) “Tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autor realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania”.
C) “A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade  humana, tem por fim a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade”.
D) “A educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem; o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional”.
 E) “A educação tem por fim o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra do bem comum”



1:C
2:A
3:C
4:B
5:C
6:B
7:B
8:D
9:B
10:A
11:A