Tendências Pedagógicas

O Que vem a ser? 


Tendências pedagógicas from Antonio Futuro

Entendendo um pouco mais sobre a dinâmica das tendências pedagógicas, nesta aula você entenderá um pouco mais sobre esta interessante matéria  e como elas aparecem nos concursos; O que são as Tendências ? Como elas surgiram? Qual a relação destas com a Educação que temos... Pois bem, explore esta aula, visite o site; Entrei Concursos, cadastre-se, faça alguns exercícios e esteja pronto para enfrentar estes desafios que são os concursos.    

Visto este material, acesse os exercício abaixo e comece a testar seus conhecimentos. 


1) Sobre as Tendências pedagógicas na prática escolar, assinale a incorreta:

a) As Tendências Pedagógicas Liberais procuram fornecer às camadas dominadas da sociedade instrumentos intelectuais que lhes permitam lutar pela transformação social, bem como pelo exercício da cidadania.

b) Nas tendências pedagógicas progressistas, conquanto predomine a Escola Libertadora ou Crítica, merecem destaque também a Escola Libertária e a Crítico-Social dos Conteúdos.

c) A Pedagogia é o estudo dos ideais de educação, segundo determinada concepção de vida, e dos meios mais eficientes de realizá-los.

d) Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da didática no Brasil, sua relação com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

2 ) (CONSULPLAN - 2012 - TSE) O Manifesto dos Pioneiros da Educação teve grande importância para o desenvolvimento da educação no país. Assinado por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho,dentre outros, o pensamento pedagógico brasileiro passa a ter influências


a) da Pedagogia Libertária.

b) do Movimento por uma Educação Popular.

c) das Teorias da Escola Nova.

d) dos movimentos políticos e sindicais






Respostas

1)  A 

A perspectiva da tendência liberal não é a de transformar a sociedade, ao contrário, seu desejo é mantê-la desta mesma forma, pois acredita que as pessoas possuem chances para transformar  a sua realidade para isso basta que as pessoas se ''esforcem'' pra isto. 

2) C

Ainda não vivíamos o momento mais questionador da educação, a influência da escola nova embora fosse um movimento associado a valores burgueses, já apontava em uma nova direção que posteriormente iria desencadear na perspectiva libertária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário