Entendendo um pouco mais sobre a dinâmica das tendências pedagógicas, nesta aula você entenderá um pouco mais sobre esta interessante matéria e como elas aparecem nos concursos; O que são as Tendências ? Como elas surgiram? Qual a relação destas com a Educação que temos... Pois bem, explore esta aula, visite o site; Entrei Concursos, cadastre-se, faça alguns exercícios e esteja pronto para enfrentar estes desafios que são os concursos.
O Carmela Dutra é Renovada e Tecnicista. Renovada porque o professor não é o centro das atenções e tecnicista porque é formação de professores. Gabriella Almeida. Turma: 2007
ResponderExcluirAs tendências pedagógicas liberais que são divididas em tradicional, a renovada, renovada não diretiva e a tecnicista, são tendências que não tinham como objetivo a mudança na sociedade, foram tendências que estiveram de acordo com o sistema capitalista,tinha tbm o objetivo de preparar alunos para o mercado de trabalho.
ResponderExcluirAs tendências progressistas eram justamente ao contrário, pois elas faziam os alunos compreenderem como funciona o sistema capitalista e a desenvolver críticas de mundo criando alunos "pensantes".
Brunna Ramos (6) - Turma 2008 - IECD
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Elas são muito importantes para nós professores,por que como vamos educar se não sabemos como funciona a educação, com isso as tendências vem pra nos ajudar a entender como lidar com esse assunto, como fazer cabeças pensantes, qual o papel da escola, o papel do professor, do aluno e ver que nem sempre a escola foi da forma que é hoje em dia. Fernanda Melo, Turma: 2008. Carmela Dutra.
ResponderExcluirA tendência pedagógica libertária a transformação da sociedade .
ResponderExcluirE a tendência pedagógica progressista visa a transforma de pessoas pra transformar a sociedade.
Essas tendências pedagógica s são essências para 'nois' professores, pois não se ensina o que não se sabe!
Jeniffer Flavia . Turma :2008
As tendências pedagógicas são de uma grande importância para a educação, pois contribuem para a construção de um trabalho docente mais consciente, renovado e objetivo. O conhecimento dessas tendências e formas de ensino por parte dos professores é fundamental para que seja feito um bom trabalho com seus alunos.
ResponderExcluirLetícia Santos turma: 2008 - IECD
O slide nos mostra um pouco mais sobre tendências pedagógicas e as diferenças que podemos perceber entre as mesmas e como podemos nos inspirar nas mesmas para sermos profissionais competentes em nossa profissão. Em primeiro lugar temos as tendências liberais, que não buscam transformar o ser humano ou a sociedade, ela não quer que ele pense "fora da caixa" e tenha uma visão mais avançada sobre diferentes áreas do conhecimento. Já as progressistas (que eu considero uma ótima inspiração) são aquelas que mantém em foco a formação de pessoas que mudem o mundo em que vivemos, que sejam pensadores, intelectuais com vastas ideias para que nossa sociedade atual seja cada vez mais aprimorada; isso tudo levando em conta o cotidiano do indivíduo e suas experiências. O Carmela Dutra se encontra em 2 subdivisões dessas tendências: a primeira seria a tecnicista, pois está formando professores qualificados para o mercado de trabalho e a segunda seria a libertária pois é não é restrita a um certo grupo social, ou seja, é livre para todos e ao passar dos anos nosso aprendizado é mais focado em matérias pedagógicas.
ResponderExcluirLais Marinho| Turma: 2008.
Com o slide podemos saber um pouco mais sobre tendências pedagógicas e as diferenças entre elas. O Carmela, se encontra em duas dessas tendências: a tecnicista, pois está formando pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e a segunda é a libertária pois não é restrita a um certo grupo social de pessoas e o nosso aprendizado é mais focado em matérias pedagógicas.
ResponderExcluirWania Cristina Ramos dos Sanros n° 46 Turma: 2002
O Carmela Dutra se encaixa de alguma forma em cada tendência pedagógica . Na tradicional: pela punição do professor, ele manda e o aluno obedece. Na tecnicista: pela formação de professores. Na libertária: pelo grêmio. Na crítico-social dos conteúdos: o currículo mínimo.
ResponderExcluirTayssa de Carvalho Oliveira Silva. Turma: 2007.
No Carmela temos a tendência tecnicista, uma tendência que forma pessoas com qualificação para o mercado de trabalho . Podemos ver que nessa tendência temos a forma acelerada na educação .È uma tendência criada na época da ditadura militar, a elite fazia que as escolas criassem cidadãos para a dominação , não para serem pensadores . Outra tendência que podemos ver no Carmela também é a Libertária, que não é restrita a um certo grupo social, ou seja, é livre para todos e ao passar dos anos nosso aprendizado é mais focado em matérias pedagógicas.
ResponderExcluirMaria Elisa nº 27 turma :2002
Com base no que li nos slides o Carmela se encontra em duas dessas tendências, a primeira é a libertária porque não e destinada a um grupo social especifico, ou seja, ela é livre para todos os grupos sociais e o nosso ensino é mais focado em matérias pedagógicas, e é também tecnicista porque nos prepara mais cedo para o mercado de trabalho, isto é, nos dar um curso técnico.
ResponderExcluirCarolina Victor nº: 08 turma: 2002
De acordo com os slides vistos, podemos chegar a conclusão que o Carmela se enquadra, se identifica com duas tendências pedagógicas, a tecnicista e a libertária.
ResponderExcluirTecnicista, porque este é um curso técnico, ou seja, um curso que faz com que o indivíduo esteja preparado para o mercado de trabalho mais cedo. Resumindo, este nos capacita, nos qualifica.
Libertária, porque o Carmela não está especificamente direcionado a um grupo social e nossas matérias estão voltadas para matérias pedagógicas.
Nome:Rayanne Vilela N*: 34 T:2002
Fica evidente que os slides mostra todas as tendências pedagógicas , O carmela Dutra esta focado na tendência liberal e na tendência tecnicista ,liberal pois não é restrita a um certo grupo social e tecnicista por que é um curso técnico e qualifica indivíduos pra o futuro .
ResponderExcluirNome:Jussara Vieira Rodrigues N 15 Turma:2008
Com base no meu convívio no Carmela Dutra, percebo que o Instituto se enquadra nas tendências tecnicista, que tem o intuito de formar os alunos a fim de que estejam aptos ao ingresso no mercado de trabalho, e libertária, pois estudo em horário integral, o professor faz parte da construção de conhecimento, o método de ensino é baseado em matérias pedagógicas e o aluno possui uma grande autonomia.
ResponderExcluirNome: Letícia Lobo de Figueiredo.
Número: 25
Turma: 2002
Os slides relatam sobre as tendências pedagógicas desde a época dos Jesuítas, até os tempos atuais. Reproduz a mudança dos pontos de vistas e dos objetivos. Visualizando estas, podemos enquadrar o Carmela dutra dentro de duas tendências pedagógicas: Tecnicista, pois nos oferece curso técnico, o qual nos prepara para o mercado de trabalho e nos introduz neste mais cedo, além de nos possibilitar a crescer profissionalmente, e na tendência liberal, pois não é restrito a apenas um grupo social, além de focar nas matérias pedagógicas
ResponderExcluirAna Paula Albuquerque n:4 2002
O carmela se encontra em duas dessas tendências, tanto a libertária como a tecnicista. Pois a libertária não é destinada a um grupo específico, o ensino é mais focado em matérias pedagógicas e livre para todos os grupos sociais. A tecnicista pois é um curso tecnico, que faz com que a pessoa saia qualificada para o mercado de trabalho. Na verdade eu me identifico com um pouco de cada, essas tendências só tem a ajudar nós futuros professores e ajudar-nos a formar novas pessoas com novos pensamentos.
ResponderExcluirTayane Alencar
Turma: 2002
N: 40
liberal sustenta a idéia da escola ter a função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis social, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
ResponderExcluirA pedagogia progressista sustentando implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, são contra o autoritarismo e valorizam a experiência vivida como base da relação educativa e a idéia de autogestão pedagógica, dando mais valor ao processo de aprendizagem em grupo do que os conteúdos de ensino. Dentro da liberal e progressista tem tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva, tecnicista, progressista libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos. O carmela se coloca na tendência tecnicista, por que é uma escola que te ensina uma determinada formação, que no caso falaremos que é formação de professores.
Nome: Laryssa R. Cutis N° 19 Turma: 2008- IECD
Em relação aos slides, entendemos que o Carmela Dutra possui duas das tendencias pedagógicas: "tecnicista" por formar professores para o mercado de trabalho e "libertário" por criar um grupo social que foca mais nas matérias pedagógicas do que nas matérias regulares.
ResponderExcluirEm relação aos slides, entendemos que o Carmela Dutra possui duas das tendencias pedagógicas: "tecnicista" por formar professores para o mercado de trabalho e "libertário" por criar um grupo social que foca mais nas matérias pedagógicas do que nas matérias regulares.
ResponderExcluirNome: Gabriela de Oliveira Barcelos nº 12 turma: 2002
A Tendência Liberal Tecnicista, implementada na época da Ditadura, tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ela visa a possibilidade de investir no futuro, Tendência essa encontrada no Carmela Dutra, onde somos formados para sermos futuros professores. Instituição, a qual, encontra-se também a Tendência Progressista Libertária, que tem como objetivo uma escola democrática e inclusiva, além de uma educação de qualidade garantida a todos os cidadãos.
ResponderExcluirAna Luiza da Rocha Barros nº3 Turma:2002
Os slides reforça as ideias que o professor disse na sala sobre as tendências progressista que é mais aberta e a liberal que é mais fechada.
ResponderExcluirO Carmela dutra se enquadra na tecnicista porque forma uma pessoa preparando ela para o mercado de trabalho dando novas possibilidades de melhoria de vida e se enquadra perfeitamente na liberal,porque nem tudo é aberto,tem suas regras,mas ela é livre para todos os grupos sociais e o nosso ensino é mais focado em matérias pedagógicas
Daisyree Allysson
n°: 09 turma 2002
O slide ta falando um pouco mais sobre tendencias pedagógicas . O Carmela Dutra se enquadra em duas tendencias : Na tecnicista por que está nos preparando para o mercado de trabalho e na libertária pois não está voltada apenas para um certo grupo de pessoas e é mais focada nas matérias pedagógicas
ResponderExcluirAluna : Rita de Cassia nº 35 turma 2002
Em relação ao que estudamos nesse bimestre, pude perceber que o Carmela se encaixa em duas tendências: tecnicista e libertária. Tecnicista pois prepara o aluno para o mercado de trabalho, e libertária pois o ensino é focado nas matérias pedagógicas.
ResponderExcluirNome: Letícia Cristinie N° 24 Turma: 2002
Em certa medida, o Carmela Dutra adota a tendência Liberal Tecnicista por preparar indivíduos para o mercado de trabalho. Alguns professores adotam a medida Progressista Libertadora quando debatem em sala de aula e nos fazem refletir sobre assuntos sociais e políticos, nos estimulando a mudar/melhorar alguns aspectos necessários na nossa formação de educadores. A escola adota também a tendência Libertária quando todos tem o mesmo direitos, deveres e são iguais socialmente e culturalmente, tornando a sociedade mais justa.
ResponderExcluirVictória Ornelas
Turma: 2002
Número: 44
Com as imagens do slide podemos intender um pouco mais sobre pedagógicas e as diferenças entre elas. O Carmela, se encontra em duas dessas que é a tecnicista,pois lá trabalha pessoas qualificadas no mercado de trabalho e a segunda é a libertária pois não é restrita a um certo grupo social de pessoas, todos somos trados igualmente e cada um tem sua propria opniao e tem seu livre arbitrio e o nosso ensino é mais focado para as matérias pedagógicas. Marina Ferreira Sampaio n° 28 Turma: 2002
ResponderExcluirPodemos perceber que o Carmela Dutra se identifica em duas tendências a Tecnicista pois induz e prepara o aluno parar o mercado de trabalho e possibilita o indivíduo a buscar melhorar e investir no seu conhecimento e alcance maior do seu profissional e Libertária, já que nosso ensino é limitado apenas na base da pedagogia e também atende a todos os grupos sociais.
ResponderExcluirNome: Ilana Menezes Nº: 14 Turma:2002
Pelo o que eu pude observar, o Carmela Dutra tem a tendência tecnicista e liberal.
ResponderExcluirTecnicista por que ela nos malda conforme os seus padrões para o mercado de trabalho e esperam que venhamos ser só isso.
E liberal por que todos podem ter acesso ao curso, não é restrito somente a um grupo de pessoa.
nome:Karla Emanuele
n:22 turma:2002
Pelo o que eu pude observar, o Carmela Dutra tem a tendência tecnicista e liberal.
ResponderExcluirTecnicista por que ela nos molda conforme os seus padrões para o mercado de trabalho e espera que venhamos ser só isso.
E liberal por que todos podem ter acesso ao curso, não é restrito somente a um grupo de pessoas.
nome:Karla Emanuele
n:22 turma:2002
Em minha concepção, o Carmela Dutra tem o modo Liberal renovadora não Diretiva, os alunos tem como autonomia buscar seus conhecimentos. A escola os oferece, mas é ele quem vai atrás. O Liberal Tecnicista, não somente ao Carmela necessariamente, onde o ensino é restrito a elite e os demais estudam e trabalham para o mercado de trabalho, para serem automáticos e mandados. Progressista libertadora onde sua formação intervém em sua realidade e progressista libertária, não é necessário um programa onde trabalhos rotinas ou textos e textos sejam repassados, o aluno pratica o conhecimento, pelo menos em algumas matérias.
ResponderExcluirNome: Izabelle Luize n°: 16 Turma: 2002
A Tendência Liberal Tecnicista, implementada na época da Ditadura, tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ela visa a possibilidade de investir no futuro, Tendência essa encontrada no Carmela Dutra, onde somos formados para sermos futuros professores. Instituição, a qual, encontra-se também a Tendência Progressista Libertária, que tem como objetivo uma escola democrática e inclusiva, além de uma educação de qualidade garantida a todos os cidadãos. Em minha concepção, o Carmela Dutra tem o modo Liberal renovadora não Diretiva, os alunos tem como autonomia buscar seus conhecimentos.
ResponderExcluirNome: Francisca Renata n°: 08 turma: 2007
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais. O Carmela Dutra aplica o mode liberal porque capacita o individuo para o ambiente de trabalho !
ResponderExcluirMyllena de Oliveira n° 29 turma :2002
O Carmela Dutra se encaixa em todas as tendências, algumas são. Tecnicista, pelo curso normal, formação de professores. Libertaria, por causa do grêmio, a organização. Renovada, o professor não é o único, não é o centro das atenções. Dandara Passos, num: 05 - 2007
ResponderExcluirAs tendências pedagógicas observadas nos slides nos mostra uma visão ampla da educação,e nos é mostrado a diferença das tendencias pedagógicas liberais são:tradicional, a renovadora, renovadora não diretiva e a tecnicista.e a progressista tem o intuito de fazer com que o aluno compreenda como o "sistema educação" funciona,e como ele muita das vezes é tratado como um objeto. O carmela dutra se enquadra na têndencia tecnicista ,porque ela visa nos formar para a industria de trabalhos como professores.
ResponderExcluirNome:marcos vinicio barbosa francisco n:24 turma:2008
O Carmela Dutra se encaixa quase em todas as tendencias pois, tem o lado tecnicista que e formação de professores , Libertaria por ter um grêmio e ter a organização escolar , a Renovada por o professor não ser o centro do saber e Tradicional por seguir as regras desde de quando foi fundada
ResponderExcluirNome: Leandro Luiz n:20 Turma: 2007
Como pude ver nas tendências pedagògicas ,a escola de formaçao de professores Carmela Dutra tem em seu mètodo de ensino um pouco de todas as tendências.
ResponderExcluirTecnicista pois è uma escola que forma professores;Libertaria porque possui um grêmio estudantil;Renovada porque o aluno tem autonomia,e o professor não é mais visto como o centro do saber e Tradicional pelo fato de ainda seguir algumas regras desde sua fundação.
Nome:Larissa Cruz N°:17 Turma:2007
A tendência Liberal Tecnicista, não somente ao Carmela em outros meios tambem,Se encaixa Carmela Dutra no necessariamente, onde o ensino é restrito a elite e os demais estudam e trabalham é uma preparação para o mercado de trabalho ate mesmo estudando horario integral, para serem automáticos e mandados. Progressista libertadora onde é diferente da nossa realidade mudando o nosso cotiano com no meio da formação a sua realidade progressita e libertadora acontece uma progração de trabalhos execicios,aulas deveres de casa, em repetição para tornar em pratica o conhecimento das materias pedagogicas. Nome Amanda Peçanha . N: 02 turma 2002
ResponderExcluirO Carmela Dutra se encaixa nas tendências tecnicista, pois prepara o aluno para o mercado de trabalho, e libertária que tem como centro do conhecimento, o professor. O horário é integral e o ensino é focado nas matérias pegadógicas.
ResponderExcluirNome: Pamela Cathariny Oliveira Rangel
Número: 30
Turma: 2002
O Colégio Carmela Dutra se encontra nas Tendências Pedagógicas como, Tecnicista porque é uma escola que forma professores. Libertaria pois tem o grêmio escolar que da uma organizada. Renovada porque o professor não é mais o centro das atenções e o aluno tem a sua própria autonomia e Tradicional porque ela segue sua próprias tradição e regras.
ResponderExcluirJuliana Vianna Firmino de Barros Nº15 Turma:2007
As tendências pedagógicas em que o Colégio Carmela Dutra se encaixa são: tecnicista - porque os alunos saem formados em uma profissão; tradicional - pois segue uma linha tradicional de ensino; renovada - porque os professores não são mais o centro das atenções e os alunos tem voz ativa. E por ultimo e não menos importante; libertária - pois o colégio é também constituído por um grêmio estudantil e os alunos tem a opção de ficarem a par de tudo o que for dito e decidido no concelho de classe.
ResponderExcluirBrenda Sant' Anna Nº: 03 Turma: 2007
O Carmela está dentro de 5 tendencias..
ResponderExcluirTecnicista- Formação de professores
Libertaria- Pelo grêmio
Critico social dos conteúdos- O currículo minimo
Renovada- Por que o professor não é o centro das atenções
Progressista- Fazem os alunos pensarem
Larissa Silvares nº 18 Turma: 2007
As tendencias são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais.
ResponderExcluirLethycia Pereira nº 21 turma: 2008
O colégio Carmela Dutra se encaixa na tendência Tecnicista, pois é um colégio de formação de professores e na Liberal Tradicional porque prepara intelectualmente os alunos para assumir seu papel na sociedade.
ResponderExcluirRaphaela Leticia (27) Turma: 2008
Tendência pedagógica : é de uma forma de se buscar entender as influências sociais nas práticas pedagógicas ao longo da história da humanidade.
ResponderExcluirTendência liberal : Não visam a transformação da sociedade e sim a manutenção do status que , portando acriticos .
Os liberais era um grupo de intelectuais profundamente enraizados na classe burguesa , que defendiam e justificavam o modelo econômico da época .