29.7.13

Não é por cem reais e pelo Maraca !!!

Não é por cem reais e pelo Maraca !!! 

Triste é constatar que ainda existam meia dúzia de desavisados que acreditam que as coisas estejam indo bem, que o Maracanã voltou aos braços do povo, que ele finalmente foi reaberto mais bonito e reformado. Eu gostaria de partilhar desta percepção, mas infelizmente sou obrigado a perceber, graças a um olhar mais crítico, fruto das intensas participações nas mobilizações FORA CABRAL que em muito aguçam nossos olhares, que o espaço que fora reservado aos clubes donos do espetáculo é o tão desprestigiado - atrás do gol- isto mesmo como imaginar que caberá a Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo os ingressos referentes aos assentos menos prestigiados, como imaginar que os melhores locais serão do consórcio que agora administra o estádio, como imaginar que o ingresso mais barato custe cem reais, como imaginar que um cachorro quente custe oito reais, como imaginar que não podemos mais circular de um lado ao outro do campo e escolher assistir nosso time atacando, sem bandeiras, sem poder ficar de pé, correr de um lado para o outro... Ora são tantos detalhes, tantos desrespeitos, tantos abusos.
Imaginar que ainda existam pessoas que teimem em acreditar que o estádio melhorou pelo simples fato de que este esteja mais bonito, então isto é o mais importante? Como não vociferar contra uma entrega absurda de um patrimônio público a um amigo do Governador, como ficar passivo diante do fato do consórcio responsável não ter colocado um único tostão e ter arrebatado de graça o maior patrimônio esportivo deste país. Na verdade estas pessoas não querem admitir que a população está sendo excluída, que o Governador enganou a todos de uma única vez, não querem aceitar que tenham sido enganadas, pois elas também foram enganadas. Infelizmente para alguns incautos desavisados talvez seja melhor fingir que esteja tudo bem, fingir que não perceberam que o Maraca foi entregue de bandeja para o Sr. Eike Batista -REPETINDO – QUE NÃO COLOCOU NENHUM TOSTÃO PARA ARREBATAR O MARACA. 
Este Sr. Eike Batista foi agraciado com a administração de um Patrimônio público, cultural, esportivo e de lazer da população do Rio de Janeiro. 
Agora os clubes que quiserem implorar a cessão do estádio (o Fluminense negando toda sua linda história aceitou tamanha humilhação) terão que se contentar com os lugares, como já foi dito, atrás do Gol. 
REPETINDO - OS CLUBES; FLAMENGO, FLUMINENSE, VASCO E BOTAFOGO VÃO FICAR COM OS LUGARES ATRÁS DO GOL.
Eu não!!! Eu digo Não !!! Eu protesto, faço passeata, grito, xingo, falo mal do Governador... 
Não me furtarei ao direito de frequentar o estádio, mas não o farei passivamente, irei sim ao estádio onde passei tardes maravilhosas com meu pai, onde vi Rivelino, Gil e Fumanchu e teimosamente contra todas as expectativas de meu velho pai me pus a torcer pelo Botafogo, ali fiquei mal acostumado, pois juntava as moedas e comia um cachorro quente Geneal tomava um Mate Leão enquanto um tal de zico acabava com meu foguinho luxuosamente auxiliado por Adílio, Andrade, Lico, Tita... Enquanto a minguada torcida do Foguinho, a esta altura já iam longínquos vinte anos sem titulo, gritava sem parar; Mendonça, Mendonça, Mendonça... Herói Solitário da estrela solitária. Como não ir mais ao meu Maracanã, como não conversar com meu velho Pai, ali nós sempre conversamos... Ali eu sempre mato a saudade do Velho, ali eu sei que ele está ao meu lado, ali nós somos mais presentes e unidos do que nunca... Não, não ficarei calado, mas também não serei ausente. 
Apesar do Eike, Apesar do Cabral; 
O MARACA É MEU (e do meu pai) !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário