30.5.12

Bela Frase...


Interessante o sentido desta frase, ainda que hoje eu trocasse a palavra’’jornal’’ por mídia, visto que o processo midiático aprofundou-se bastante. Contudo, o mais interessante é a lógica de chamar  a atenção para a dinâmica de como os ícones insuflados midiaticamente são os nomes que, via de regra, pertencem à estrutura de poder e os nomes que reagem a estrutura opressora do poder não são vistos em nenhum canal midiático.    
Não vemos no horário nobre declarações impactantes de figuras que ousam questionar o modelo posto. Outrora Malcolm X, John Lennon, Gandhi, Che Guevara, que recentemente tenho visto criminosamente em uma camiseta com nariz de palhaço, certamente que nunca deparei com uma camiseta desta nas ruas a única vez que tive o desprazer de ver tal aberração foi na televisão, no horário nobre, em um ator meio comediante, meio ator, meio coisa nenhuma... Voltando aos nomes próprios, Paulo Freire, Fidel, Neruda, Aliende, Rosa Luxemburgo, Hannah Arendt... Usando novamente o termo de Malcolm; Estes nunca são vistos nos ‘’jornais’’.  Mas os opressores, haaa ?  Estes são catapultados do anonimato para a fama imediata como se tivessem muito a contribuir para uma sociedade mais justa. Empresários fraudadores, milionários, mas fraudadores, artistas (ou quase artistas) milionários, sem caráter, mas milionários. Estes viram ícones de uma sociedade injusta em que os injustiçados defendem e se sensibilizam com os problemas dos seus opressores, o filho do milionário que em sua Mac Laren a 200Km atropelou um ciclista, coitado do rapaz só porque é milionário agora todos querem que a justiça seja feita.
Como assim? Não era pra ter Justiça?   
A apresentadora de Tv que declara ter sido violentada em sua infância...   Milhares de crianças são violentadas em seus direitos mais elementares, direito a saúde, a alimentação, a educação de qualidade, haaaa? Já ia me esquecendo, estas crianças não são milionárias.
Os que insurgem e denunciam que crianças são violentadas não ganham espaço na mídia, os que colocam que a injustiça do sistema é que cria uma sociedade em que hajam estuprados e estupradores incólumes  em decorrência de uma justiça que escolhe quem condena, na maioria das vezes,  em função da condição social e não pelo crime propriamente dito.
No ostracismo midiático de meus textos vou publicizando alguns destes nomes, viva Anísio Teixeira salve Darcy Ribeiro e deus torne eterna as palavras de Ferrer Guardia e as reflexões de Luther King.




Nenhum comentário:

Postar um comentário