19.3.12

O trabalho e a Educação.

Chato é ter a certeza de que a Educação, na medida em que não percebe, como diria Sêneca; ‘’Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las’’. tende a publicizar como certo este modelo de sociedade, ou seja, como diria o poeta ‘’É um ter com quem nos mata a lealdade’’. Seria o mesmo que não ter criticidade para questionar é o mesmo que não ter a ousadia em reinventar o óbvio, ou propor uma nova forma de convivência que não fosse a que pregasse o consumo como meta inexorável, pois desta forma o trabalho torna-se inevitável para que sanemos os nossos desejos de consumo. E neste sentido o que faz a Educação se não preparar-nos para o trabalho que sanaria a realização deste consumo, em outras palavras, a escola torna-se então o primeiro estágio de trabalho que irá durar por toda nossa existência, pois assim como o Shopping Center serve ao capital ao publicizar um determinado Modus vivendi a escola, por sua vez, cumpre função similar ao difundir e preparar o futuro trabalhador quando então ela(a escola) reafirma a lógica do trabalho para o consumo. Neste sentido faz-se oportuno ler, entender e, sobretudo praticar Jean Piaget quando Estée diz ‘’O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram’’. A charge em questão é altamente explicativa quando com muita criatividade coloca esta questão.

Um comentário:

  1. Muito bom. Como dizem por aí: "O trabalho dignifica o homem", tornando-os escravos. Mas e a educação? Os tornam pensantes e, consequentemente, livres?

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