7.4.11

Por dentro do IDEB

Ainda que pairem dúvidas sobre os resultados alcançados pelas escolas no Brasil afora, quanto a forma de realização dos referidos testes, o conteúdo exigido... Assim como a intencionalidade deste levantamento. Faz-se oportuno observar, entender, interpretar os dados e após uma breve leitura destes poderemos de fato, produzir observações mais aprofundadas acerca dos resultados.

Entendendo o que o IDEB:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Veja no Link abaixo, O Mapa da Educação brasileira
De Porto Alegre a Manaus, veja os principais indicadores da qualidade do ensino nas 26 capitais do país

http://educarparacrescer.abril.com.br/hotsite-indicadores/index.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário