21.4.11

Ipea lança importante estudo sobre analfabetismo no Brasil

Ainda no ano de 2010, mais precisamente no dia 9/12 o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou em Brasília, o Comunicado do Ipea n° 70: Evolução do analfabetismo e do analfabetismo funcional no Brasil - Período 2004-2009. O referido comunicado traz um diagnóstico da situação do analfabetismo no Brasil, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE). Oportuno conhecer este levantamento, pois a partir de uma análise mais acurada pode-se compreender a quantas anda a Educação no Brasil. Decerto que não será somente a análise deste documento que irá produzir iformações acerca da educação, contudo este sem dúvidas fonece-nos dados que apontam caminhos e delineam a real demanda da educação brasileira, em especial a que diz respeito ao jovens e adultos que romperam laços com a vida regular da escola. Ao tratamos da Educação de Jovens e Adultos(EJA) estaremos incindindo diretamente junto à este público que ora é dissecado nete comunicado.

Aqui encontrarémos, dados que tratam do analfabetismo entre os jovens com 15 anos ou mais, bem como estes dados distribuidos por região, quais os estados que apresntearam as maiores quedas de analfabetismo, dados comparativos por regiõesdo brasil, a média nacional na redução do contingente de analfabetos, informações impactantes e óbvias como o fato da região Sul ter a taxa de analfabetismo mais baixa do país.

Ainda entenderemos o impacto de variaveis como localização de moradia, raça ou cor, sexo, renda, localização de domícilio e a contribuição destas situação na constituição deste quadro.

A idéia é que estes dados contribuam para uma leitura e um conseqüente planejamento na Educação brasileira.
 O link para o documento;


Nenhum comentário:

Postar um comentário