28.2.11

Debate sobre as Upp´s no Andaraí.



27/02/11 - Morro do Andaraí 

  O referido evento foi uma iniciativa de diversas lideranças comunitárias, associações de moradores, moto taxistas, representações juvenis, jovens universitários residentes na comunidade e diversos agitadores culturais da comunidade do Andaraí.

A idéia seria, além de chamar atenção para a carência de obras de pavimentação, saneamento básico, estrutura de pavimentação, educação também buscar propostas e interlocuções junto aos governos municipais e estaduais para estas questões. Assim como, apresentar ao Comandante daquela Upp, Cap. Victor Fernandes, possíveis reclamações de moradores, em sua maioria jovens, que apontavam estar ocorrendo alguns abusos por parte dos policiais que ali cumpriam aquela função. Neste sentido foram convidados representantes dos próprios governos, bem como, um representante da Assembléia legislativa e o próprio Sec. Municipal de Habitação que deveria explicar in loco as possíveis melhorias que estavam sendo pensadas para aquela comunidade.

Conforme planejado O Prof. Antonio Futuro apresentou uma introdução, com um material intitulado; De Dom João as Upps – Quando então esperava-se, este material motivaria esta discussão. Tudo ocorrera como fora combinado, exceto a notada ausência do Comandante da UPP.

Contudo, foi significativo o número de jovens e representações comunitárias, dentre elas três associações de moradores, algumas cooperativas de moto taxistas, representações juvenis, comunidade Judaica do Brasil, representantes de grupos culturais ... Ficou evidente a mensagem de que há ali vida, movimentação, organização, resistência e alegria... A destacar a vontade do idealizador do movimento que é o Jorginho do Andaraí, figura impar que aparece em destaque nas fotos do evento, aqui no Blog.

Ao final, após sincera e dura explanação do Sec. de Habitação Jorge Bittar, que afirmou não haver grandes planejamentos para o local, este se colocou a disposição para intermediar mudanças para este quadro, o mesmo ocorre com o Dep. Robson Leite que irá buscar junto as autoridades estaduais explicações tanto para a ausência, como para as denuncias junto ao comando daquela UPP e a representante da Secretaria . Municipal de assistência social que também será interlocutora destas solicitações, junto àquele órgão.

Ficou a mensagem de que a busca por soluções advem como fruto da organização e de que o movimento de busca por melhorias não se encerraria naquele momento. Imediatamente surgiram convites para levarmos aquela estrutura de debate para outras comunidades, esta função fica a cargo do prof. Antonio Futuro que já busca contatos para realizar tal evento na comunidade do Dna Martha.

Vejam as fotos no quadro:

Debate sobre as Upp´s no Andaraí.




Nenhum comentário:

Postar um comentário