25.6.10

Pra não dizer que não falei da Copa do Mundo !!!

É... Hoje não tem aula...

A escola vai ficar fechada, e deste jeito centenas, dezenas e milhares de crianças irão ficar em casa contemplando uma partida de futebol de um time de empresários que colocam seus jogadores, que na maioria das vezes, não jogam ou nunca jogaram pelo país que agora eles vestem a camisa e dizem amar. No nosso caso este país é o Brasil, onde a maioria dos meninos(cada vez mais acompanhados das meninas) que por aqui ao jogarem bola imitam seus ídolos, neste caso, são eles: Neimar, Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Fred... Op´s Será que eu estou me enganando? Se nenhum destes jogadores, que à exceção do Gaúcho, jogam no Brasil, estão na copa, eu pergunto: Por que as escolas ficaram fechadas? Se eles não são os ídolos dos meninos(cada vez mais acompanhados pelas meninas) que ao jogarem não os imitam, se eles não jogam nos times que estes jovens torcem, se eles não jogam nos estádios que estes meninos pudessem assisti-los, eu me pergunto, Por que não tem aula? Talvez seja em função dos patrocinadores que financiam as campanhas dos homens e mulheres que dirigem este país, talvez serem os mesmos que patrocinam os eventos esportivos, que também estarão a frente dos Jogos(negócios) Olímpicos e, desta mesma forma, as emissoras de televisão que vão estar cobrindo os mesmos jogos(negócios), precisem de uma aclamação popular para legitimar os pomposos investimentos que, em detrimento de uma rede de saúde mais digna, uma educação mais inclusiva, portanto mais cara, saneamento básico, turismo, darão lugar aos valores astronômicos que serão gastos na construção dos estádios de futebol. Estes meninos(cada vez mais acompanhados pelas meninas), provavelmente não estarão dentro destes estádios, mas hoje eles não terão aula... Não para que criem condições de um dia assistirem a estes eventos esportivos ou para que possam um dia ser atletas, ao contrário, a possibilidade mais razoável que seria a de uma eventual formação intelectual que lhes permitissem uma improvável inserção profissional nestes jogos não é valorizada, pois hoje e durante todos os jogos do time dos empresários dos jogadores que não jogam no Brasil, eles: os meninos(cada vez mais acompanhados das meninas) que ao jogarem uma pelada em uma rua qualquer, se intitulam; Ronaldinhos Gaúchos, Gansos, Fred e outros que abstenho de clareza... Não terão aula!!! A professora não irá a escola, eles não irão acessar a Internet na escola, não farão deveres acompanhados pelos seus professores, não acordarão cedo em deslocadas corridas para o café da manhã, pois todos irão torcer para o time dos empresários dos jogadores que não jogam no Brasil, dos quais eles não conhecem, e ao jogarem não fingem terem os seus nomes: Você dúvida? Então responda !!! Você já viu ou ouviu falar em um menino(cada vez mais acompanhado por uma menina) ao jogar bola em uma praça qualquer, gritar:

- lá vai o Ramires, driblou o Elano(este nome é ruim até para escrever) , Goooooool do Felipe Melo....

A triste realidade é que a maioria destes meninos que não terão aulas nos jogos da copa, talvez se façam presentes na condição de ambulantes que a margem dos estádios, entre uma corrida e outra, gritarão...

- Olha a cervejinha....

Daí a importância de que nossos jovens estivessem nas Escolas colocando em seus campos de prioridades, a formação intelectual, a informática, o inglês.. Há??? E entre um intervalo e outro jogassem uma partidinha de futebol e então de forma prazerosa ouviríamos:

- Goooooooooooooooooooollllll do Róbinho,

E logo a seguir com as mãos imitando uma ave voando, ele como a revelar sua preferência futebolística, se poria a cantarolar...

- ÔÔÔÔÔÔ o Imperador Voltou, o imperador voltou, o imperador voltoooou ...

E então a professora impiedosa e amável, Grita!!!!

Ô menino vamos embora, o recreio acabou!!!









9 comentários:

  1. O falso patriotismo criado em torno da Copa só serve para 'camuflar' os 500 problemas que se escondem por trás da sociedade, realmente é vergonhoso. PS: sempre joguei futebol e nunca ouvi alguém gritar 'gooool do Felipe Melo' rs


    Joaquim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Professor sou sua aluna Márcia Aparecida Menezes Pereira do curso de pedagogia na Universidade Castelo Branco.
    Polo Realengo, 5º período,turma 502.

    ResponderExcluir
  4. A bola da vez somos nos, discentes e docentes, que não podemos contar com grandes investimentos, vindos do governo ou mesmo privado.
    Para que manter as escolas abertas? Investir em educação? Eu o respondo. Os nossos governantes não querem seres pensantes, conhecedores dos seus deveres e direitos. Para que essas pessoas não se voltem contra eles. Então como estratégia política melhor desviar a atenção da população, em algo que seja mais rentável aos homens de negócios, igualmente ao governo. Afinal somos considerados como o pais do futebol e do carnaval.

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão Márcia...
    Abraços,
    Até o nosso próximo encontro...

    ResponderExcluir
  6. É reamente o descaso com a educação é muito grande,conheço adolescente que estão no 8º ano e não escrevem direito,não consegue fazer interpretação e isso reflete quando se tornam adulto e começam entrar no mercado de trabalho tão competitivo.Que preparação tiveram?nenhum!ai vem o fracasso e procuram resgatar o tempo pertido procurando o EJA, mas não conseguem também, devido o cansaço,desanimo do dia dia temos que lutar por uma educação mais digna para nosas crianças para que isto não se repita.

    ResponderExcluir
  7. A Bola da Vez

    Só não concordo é com a inversão entre meios e fins. Mas como fazer da Copa minha, sua, de todos, se os personagens centrais da organização fecham os olhos para os problemas que vivemos no nosso dia-a-dia? Têm, essas pessoas o direito de usar o dinheiro que deveria estar sendo empregado em coisas básicas como saneamento, saúde e educação, para satisfazer às suas vaidades? Sabemos que as escolas não vivem apenas de cuspe e giz, é muitas enfretam vários problemas como salas desativadas por falta de energia elétrica e até mesmo por falta de reforma, pelo menos em tese, deveriam pagar para manter os melhores professores. Não podemos ser românticos a ponto de achar que as coisas funcionem apenas na base do sentimento ou do amor. O futebol virou mesmo uma ilha da fantasia.

    Regina Célia P. Mota dias – UCB – 5º período pedagogia

    ResponderExcluir
  8. realmente nos como educadores temos que fazer a nossa parte, por que o governo tem outras prioridades que não a educação da população.

    ResponderExcluir
  9. A impressão que se tem é que tudo passa a sofrer um “efeito dominó”. As peças dos serviços vão caindo uma sobre a outra, forçando as paralisações e acabam chegando nas escolas. As escolas deixam de funcionar e as crianças, que contam com elas para onde vão? Com quem estarão? E entre essas as escolas de educação infantil com crianças de idade até 5 anos, que nem sabem o que é uma copa do mundo. O Brasil precisa ser Hexacampeão da moralidade política,de construção de: Hospitais, escolas, Universidades. Portanto, viva o País da alienação... enquanto babamos, brigamos choramos e uivamos assistindo as partidas de futebol, enganando a fome, a ignorância, a corrupção... eles, os "donos" da empresa "futebol" faturam milhões.... Por que o país não para por causa dos colégios sem condições de ensino? sem professores qualificados? por causa da falta de oportunidade de qualificação profissional pro baleiro que o é por falta de opção? Esses são os jogos que temos que vencer primeiro pra não sermos hipócritas ao gritar: "sou brasileiro com muito orgulho"
    Flavia Regina de Farias ( 5º período de Pedagogia Universidade Castelo Branco)

    ResponderExcluir