3.3.10

Breve descrição de Filosofia

Pequena Introdução ao conceito de Filosofia:

A idéia aqui é a partir deste texto introdutório criar condições para que o aluno consiga elaborar alguma compreenssão do que seria filosofia. A partir desta percepção este poderá compreender como que a filosofia contribui para a Educação. Para tanto, se faz necessário primeiro compreender o que seria pensamento ocidental, filosofia ocidental para então adentrarmos no tema propriamente dito, ou seja, na compreenssão do conceito de filosofia da Educação. 
Pensamento Ocidental: Neste sentido se faz extremamente oportuno entender o que é pensamento Ocidental. Este se configura basicamente a partir da grécia com os pensadores: Sócrates, Platão e Aristóteles. Não que o pensamento produzido anteriormente por outros filósofos, os chamados: pré-socráticos não seja relevante, contudo este estudo só seria aprofundado em um curso específico de Filosofia. Volto a destacar, este é apenas um material introdutório, e não um curso profundo de filosofia. Voltando ao pendamento Ocidental; portanto a cronologia de vários pensadores ao longo dos anos vai constituir uma linha de pensamento conhecida como Pensamento Ocidental.
História da filosofia Ocidental é o termo usado para designar as datas e os eventos históricos que preencheram a filosofia do Ocidente, bem como os ideais dos filósofos destas épocas e também suas correntes filosóficas. esta é convencionalmente dividida em três eras gerais: 1ª Filosofia antiga, 2ªFilosofia medieval e a 3ª fase que é a Filosofia moderna. A era Antiga atravessa a queda de Roma e inclui os famosos filósofos gregos, como Platão e o Aristóteles. No entanto, o período Medieval corre asperamente até o ano 1400, ligado fortemente ao Renascimento e todos seus ideais e correntes de pensamentos novos sobre o homem e sua existência. O "Moderno" é uma palavra com uso mais variado, incluindo todo o final do século 16 e os príncipios do século 20. E por último temos a Filosofia contemporânea que tem como fundamento os desenvolvimentos filosóficos do século 20 até nossos dias presentes que inclui escritores pós-modernos e pensadores sobre nossa sociedade atual e futura. Convém ressaltar que a fase contemprorânea estaria dentro da terceira fase a moderna e portanto ainda não é considerada como uma quarta parte da filosofia, o que inevitávelmente irá ocorrer com o tempo.
Definições de Alguns filósofos sobre a filosofia
Em "Eutidemo" de Platão, é o uso do saber em proveito do homem, o que implica, 1º, posse de um conhecimento que seja o mais amplo e mais válido possível, e, 2º, o uso desse conhecimento em benefício do homem, para René Descartes, significa o estudo da sabedoria, para Thomas Hobbes, é o conhecimento causal e a utilização desse em benefício do homem, para Immanuel Kant, é ciência da relação do conhecimento finalidade essencial da razão humana, que é a felicidade universal; portanto, a Filosofia relaciona tudo com a sabedoria, mas através da ciência, para Friedrich Nietzsche, a filosofia "É a vida voluntária no meio do gelo e nas altas montanhas – a procura de tudo o que é estranho e problemático na existência, de tudo o que até agora foi banido pela moral", para John Dewey, é a crítica dos valores, das crenças, das instituições, dos costumes, das políticas, no que se refere seu alcance sobre os bens ("Experience and Nature", p. 407), para Johann Gottlieb Fichte, é a ciência da ciência em geral, para Auguste Comte, é a ciência universal que deve unificar num sistema coerente os conhecimentos universais fornecidos pelas ciências particulares e finalmente para Bertrand Russell, a definição de "filosofia" variará segundo a filosofia que adotada. A filosofia origina-se de uma tentativa obstinada de atingir o conhecimento real. Aquilo que passa por conhecimento, na vida comum, padece de três defeitos: é convencido, incerto e, em si mesmo, contraditório ("Dúvidas Filosóficas", p. 1),
Filosofia da Educação:
Dentre as diversas caracterizações que o pensamento da filosofia ocidental encontra, a filosofia da educação é um ramo que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenómeno educativo e o funcionamento da sociedade. É quando passamos a perceber a educação dentro de uma perspectiva filósofica e política. É agir na direção de não reduzir a Educação a uma vertente tecnicista, onde se discute os métodos sem se observar as possibilidades advindas de uma determinada prática. Fazer a reflexão dos processos pedagógicos é construir uma dinâmica que nos leve a compreender de maneira mais ampla os erros e acertos do processo educativo.

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