Um dos debates mais interessantes que venho travando em sala de aula é o que trata das questões pertinentes aos Ciclos. Seguidamente encontramos a distorção na interpretação deste tema, que é o fato de atribuírem erroneamente aos ciclos a pratica do que aqui poderíamos tratar por: "Aprovação Automática". O que definitivamente não é nada relacionada com a proposta trabalhada por Walon.
"A educação por ciclo se justifica, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, da política, nacional ou internacional, das ideologias, nacionalidades ou culturas, como na verdade a educação atual ocorre".
Todavia, oportuno entender a relação que há entre, uma predominante visão conservadora, que não consegue conviver com novas perspectivas educacionais, em detrimento de uma concepção inovadora que vê na educação uma relação com novas possibilidades, mais inclusivas e que compreenda novos paradigmas culturais e sociais colocados para a juventude.
"A educação por ciclo se justifica, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, da política, nacional ou internacional, das ideologias, nacionalidades ou culturas, como na verdade a educação atual ocorre".
Todavia, oportuno entender a relação que há entre, uma predominante visão conservadora, que não consegue conviver com novas perspectivas educacionais, em detrimento de uma concepção inovadora que vê na educação uma relação com novas possibilidades, mais inclusivas e que compreenda novos paradigmas culturais e sociais colocados para a juventude.

Para se compreender este cenário é preciso entender a lógica dos alunos que vivem um

Crer na permanência escolar é acreditar em uma relação que invista na permanência do aluno na escola, é investir na temporalidade do aluno e principalmente é ter a consciência que aumentando o convívio com o ambiente escolar estaremos ofertando uma série de possibilidades culturais e educacionais aos alunos desta escola. Bibliotecas, Museus,Comemorações, Festas, Lembranças de aniversários e relações simples como um beijo, um bom dia. Quanto mais tempo estas relações forem permitidas, maior será a possibilidade de crescimento deste(a) aluno(a) e muito provavelmente este caminho permitirá uma maior possibilidade ao desenvolvimento cognitivo deste ente constitutivo desta escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário