25.4.15

Questões sobre Tendências Pedagógicas

8. (CONSULPLAN - 2012 - TSE) O Manifesto dos Pioneiros a Educação teve grande importância para o desenvolvimento da educação no país.
Assinado por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho,dentre outros, o pensamento pedagógico brasileiro passa a ter influências

a) da Pedagogia Libertária.
b) do Movimento por uma Educação Popular.
c) das Teorias da Escola Nova.
d) dos movimentos políticos e sindicais

9. (Gestão de Concursos - 2013 - BHTRANS) Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986), a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características.

a) que a abordagem humanista nega qualquer padronização de estratégias e procedimentos avaliativos, provas, exames e notas, defendendo a autoavaliação.
b) que, na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames, chamadas orais.
c) que, na abordagem cognitivista, se busca verificar se o aluno já adquiriu noções, realizou operações, relações etc. por meio de produções livres e expressões próprias.
d) que, na abordagem comportamentalista, a avaliação ocorre apenas ao final do processo, com o intuito de saber se os comportamentos desejados foram atingidos.

10. (VUNESP - 2011 - SAP-SP) Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados. Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que:
a) é uma proposta de educação centrada no professor.
b) assegura a função social e política da escola.
c) valoriza o indivíduo como ser livre, ativo e social.
d) é uma prática altamente controlada e dirigida pelo professor.
e) a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos.

GABARITO
8 9 10
C D B

Veja estas e muito mais questões em nosso site. 

www.entreiconcursos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário