8.5.13

Não é defender o Traficante Matemático é defender a legalidade do Estado.



Vídeo do Deputado Marcelo Freixo falando no plenário da Alerj, nesta terça-feira (7/5), sobre a operação da Polícia Civil na comunidade da Coréia, na Zona Oeste do Rio.

Uma pequena reflexão;

Trata-se do controle legal sobre as ações de quem responde pelo Estado. O estado em hipótese alguma ter o direito de agir fora da Lei, pois se assim o for, corre-se enorme de risco de incorremos em um estado de Ditadura!!! E neste caso em uma ditadura sem nenhum caráter ideológico, ou seja, um estado ditatorial em que se permite à uma meia dúzia de pessoas que exerçam o poder sem nenhum compromisso com ninguém. aí todas e todos estaremos sujeitos a interpretações de agentes da lei de quem nem sempre sabemos de suas histórias de vida, procedência, caráter... Se alguém tiver o direito, o poder de matar uma pessoa em função de sua condição de criminosa, infratora ou a sua periculosidade amanhã esta pessoa(a que mata) poderá definir que qualquer um seja criminoso, ou não, e é exatamente aí que se instala o estado de barbárie, quando o estado mata quem ele determina que é inimigo!!! 

Afirma o Deputado;  ''Não se trata de uma defesa de um traficante ou outro. O tráfico é cruel, é violento e massacra a vida dessas comunidades, mas o Estado não pode competir com o tráfico de quem tem mais capacidade de ser violento''. 

O bandido Tem algo que o diferencia do Estado que é a prática delituosa por isto ele é Bandido e o Estado não !!! Cabe ao estado que não é bandido, prendê-lo, cabe a justiça julgá-lo, ao sistema penitenciário garantir que ele cumpra a determinação judicial. Quando uma destas instâncias é interrompida, vilipendiada, substituída, invadida é quando entramos em um jogo muito perigos, em que alguns possuem direitos sobre a vida de outros.  

Afirmava ainda o Deputado: (...) ''O fato é que a sociedade precisa de resposta, quanto a legalidade da ação perpetrada pela força de segurança pública, Este episódio precisa ser investigado. Por que o helicóptero estava sozinho, já que não tinha operação por terra? Por que os tiros são dados colocando a vida de terceiros em risco? Não podemos permitir isso. Uma operação como essa jamais aconteceria em outro território que não fosse uma favela da Zona Norte ou Zona Oeste do Rio. A dignidade das pessoas não pode ter CEP. O tráfico é bárbaro, tem que ser enfrentado, mas o Estado não pode abrir mão do seu papel legal. Nós queremos uma política de segurança pública eficaz, que os policiais sejam valorizados, mas que garanta direitos e, acima de tudo, seja comprometida com a dignidade humana", 
Tire suas conclusões e perceba que não há defesa de nenhum Bandido, o que há é a busca por um estado legítimo que se paute dentro da Lei!!!
Prof. Antonio Futuro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário