Agora após a tragédia que vitimou 5 pessoas, O governo diz que vai modernizar bondes...
Após a tragédia e de forma oportunista, o governo do Estado, ou seja, o Cabral, afirmou em nota neste domingo que determinou à Secretaria de Transportes que "conduza um plano de modernização dos bondes".
A decisão vem após acidente com o bonde de Santa Teresa, que matou cinco pessoas e deixou 57 feridos na tarde deste sábado. Segundo o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro), o acidente pode ter sido causado por um problema nos freios.
Incrivelmente a nota divulgada pelo governo diz que "a atenção e a preocupação do Estado com os bondes --ação delegada à responsabilidade direta da Secretaria de Transportes-- são constantes". Então estamos todos mentindo, quando vemos que os bondes estão em estado deplorável, ou estamos tendo alucinações, pois o que vemos não seria a realidade, bondes sem freio, ferragens carcomidas, arames onde deveriam existir parafusos... Só para lembrar: O sorteio das bolinhas da copa do mundo, negoção(sic), custou 30 milhões aos cofres do estado, porém o Bonde... Haaa o Bonde não, pois aí há uma concorrência direta com os ônibus...
CAUSAS
Mais uma vez tenho que usar o adjetivo: Incrivelmente ao comentar as causas do acidente de ontem, o governo afirmou que as "questões técnicas envolvidas" devem ser respondidas pela Secretaria de Transportes. Como se esta não fosse do próprio governo, ou seja, não é o governo quem responde é a secretaria... É chamar-nos de idiotas...
Ontem mesmo, imediatamente após o acidente o coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ , Luís Antônio Cosenza, afirmou o que todos nós sabemos, que uma falha no sistema dos freios pode ter causado o acidente. Ainda que não seja uma falha nos freios, o fato é que houve desrespeito com a coisa pública. Como desrespeitam a Educação, a Saúde, a Água, a Dengue. São tantos desrespeitos que tenho que parar por aqui...
TRAGÉDIA ANUNCIADA
Moradores de Santa Teresa dizem que o acidente foi uma tragédia anunciada. "Os bondes antigos estão em estado precário de conservação e os VLT têm problemas para fazer as curvas do bairro. O que aconteceu é uma tragédia anunciada, não nos surpreende", disse o advogado Abaeté Mesquita, 32, diretor da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa).
Atualmente, cinco bondes fazem a rota da estação da Carioca, no centro do Rio, até os largos de Santa Teresa, também região central.
São dois bondes antigos e três do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilho).
O veículo que se acidentou ontem era dos antigos e, segundo os Bombeiros, já havia sofrido um problema ontem mesmo: pela manhã, chocou-se contra um ônibus, mas sem deixar feridos.
Afinal, quem é o Responsável?

Nenhum comentário:
Postar um comentário