[29/4/2011] Acompanhando uma tendência mundial de incentivo ao transporte verde, - amplamente praticado em cidades como Barcelona, Madri, Paris e Londres -, a Unicamp acaba de lançar um projeto piloto de bicicletas comunitárias, com a disponibilização gratuita, em 20 dias, de 10 bikes aos alunos, funcionários e professores da Universidade para circular dentro do campus por um período de 4 horas. O lançamento do Mobic - Mobilidade Intracampus - nome dado ao projeto, foi feito nesta sexta-feira (29), no Ciclo Básico I, pelo pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel. “Vamos começar com poucas bicicletas para fazer um teste. Mas a segunda fase do projeto prevê um sistema automatizado e com vários pontos de empréstimo pelo campus”, antecipou o pró-reitor.
Muito utilizada pela comunidade universitária, a bicicleta representa um importante meio de transporte urbano na manutenção da qualidade de vida no campus por não poluir o meio ambiente e ser complementar a outros meios de transportes utilizados atualmente. O Mobic tem exatamente essa função, de ser uma alternativa ao transporte automotivo no campus, afirmou Leandro Medrano, urbanista da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). “Nossa ideia, em uma segunda fase do projeto, é partir para o empréstimo de 300 bicicletas, com um sistema parecido aos já existentes em Paris, Bogotá, Barcelona, Madri e em outras cidades pelo mundo. A ideia é incentivar outras formas de locomoção que não sejam o automóvel”, explicou.
Ainda de acordo com Medrano, o projeto é fruto de uma parceria entre o SAE, através da Pró-reitoria de Graduação (PRG), e o Escritório Modelo de Arquitetura (Emod), da FEC, da qual ele é o coordenador em parceria com a professora Gabriela Celani. “O Escritório Modelo tem uma finalidade didática e que, desde de 2008, começou a apoiar algumas idéias da reitoria, como um novo edifício de tecnologia sustentável, um museu de artes, um projeto de reorganização interna do Hospital de Clínicas e esse, agora, envolvendo a utilização de bicicletas. É uma iniciativa do curso de apoiar a sua própria estrutura universitária como uma forma de contribuir para a qualidade de vida no campus”, contou.

Esta publicação fica como sugestão para as Universidades aqui no Rio de Janeiro.
A perspectiva de trabalhar uma ideia em uma Universidade, junto aos seus Alunos(as), funcionários(as) e professores cria uma ambiência que tende a se estender pela sociedade. São muitas as possibilidades de utilização deste meio de transporte pela universidade: alunos(as) que moram nos arredores da instituição, estágios, horário de almoço, funcionários que tem de dar um pulinho no banco... A ideia de convencimento junto a sociedade
desta possibilidade navega, sobretudo no sucesso destas iniciativas, pequenas para o conjunto mais amplo da sociedade, porém enormes enquanto primeiros passos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário