5.5.11

Bicicleta, Uma boa ideia para as Universidades

Unicamp lança sistema de empréstimo gratuito de bicicletas

[29/4/2011] Acompanhando uma tendência mundial de incentivo ao transporte verde, - amplamente praticado em cidades como Barcelona, Madri, Paris e Londres -, a Unicamp acaba de lançar um projeto piloto de bicicletas comunitárias, com a disponibilização gratuita, em 20 dias, de 10 bikes aos alunos, funcionários e professores da Universidade para circular dentro do campus por um período de 4 horas. O lançamento do Mobic - Mobilidade Intracampus - nome dado ao projeto, foi feito nesta sexta-feira (29), no Ciclo Básico I, pelo pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel. “Vamos começar com poucas bicicletas para fazer um teste. Mas a segunda fase do projeto prevê um sistema automatizado e com vários pontos de empréstimo pelo campus”, antecipou o pró-reitor.

Muito utilizada pela comunidade universitária, a bicicleta representa um importante meio de transporte urbano na manutenção da qualidade de vida no campus por não poluir o meio ambiente e ser complementar a outros meios de transportes utilizados atualmente. O Mobic tem exatamente essa função, de ser uma alternativa ao transporte automotivo no campus, afirmou Leandro Medrano, urbanista da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). “Nossa ideia, em uma segunda fase do projeto, é partir para o empréstimo de 300 bicicletas, com um sistema parecido aos já existentes em Paris, Bogotá, Barcelona, Madri e em outras cidades pelo mundo. A ideia é incentivar outras formas de locomoção que não sejam o automóvel”, explicou.

Ainda de acordo com Medrano, o projeto é fruto de uma parceria entre o SAE, através da Pró-reitoria de Graduação (PRG), e o Escritório Modelo de Arquitetura (Emod), da FEC, da qual ele é o coordenador em parceria com a professora Gabriela Celani. “O Escritório Modelo tem uma finalidade didática e que, desde de 2008, começou a apoiar algumas idéias da reitoria, como um novo edifício de tecnologia sustentável, um museu de artes, um projeto de reorganização interna do Hospital de Clínicas e esse, agora, envolvendo a utilização de bicicletas. É uma iniciativa do curso de apoiar a sua própria estrutura universitária como uma forma de contribuir para a qualidade de vida no campus”, contou.

Para fazer uso das bicicletas é necessário realizar um cadastro no site (aguarde página) e levar a identidade estudantil ou funcional da Unicamp no ponto de empréstimo, localizado na área central do campus, no Pavilhão do Ciclo Básico.
Esta publicação fica como sugestão para as Universidades aqui no Rio de Janeiro.
A perspectiva de trabalhar uma ideia em uma Universidade, junto aos seus Alunos(as), funcionários(as) e professores cria uma ambiência que tende a se estender pela sociedade. São muitas as possibilidades de utilização deste meio de transporte pela universidade: alunos(as) que moram nos arredores da instituição, estágios, horário de almoço, funcionários que tem de dar um pulinho no banco... A ideia de convencimento junto a sociedade
desta possibilidade navega, sobretudo no sucesso destas iniciativas, pequenas para o conjunto mais amplo da sociedade, porém enormes enquanto primeiros passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário