6.5.11

Mais um teste para revelar a capacidade da Rede de Educação no Rio de JAneiro,

Município divulga resultado da Prova Rio

Avanço dos alunos, em relação a 2009, foi pequeno



Rio - A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, anunciou nesta quinta-feira (dia 5) o resultado das avaliações externas: Prova-Rio e AlfabetizaRio. A Prova Rio, aplicada para cerca de 130 mil alunos do 3° e 7° anos do Ensino Fundamental, avaliados em Português e Matemática, mostra que os dois segmentos de ensino avançaram em Matemática.



Já os resultados do AlfabetizaRio, aplicado para cerca de 53 mil alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, indicam que 60,5% dos alunos já apresentam as competências necessárias para a conclusão da alfabetização. As avaliações foram aplicadas em novembro de 2010.



Ao comparar os resultados da prova de 2009 com os de 2010, percebe-se que os avanços foram pequenos. Em 2009, a rede teve como média geral 5,0 no 3° ano e 5,0 no 7° ano. Já em 2010, essa média foi de 5,2 no 3° ano e de 5,0 no 7° ano. Com essa avaliação, é possível perceber ainda avanços na área de Matemática. As médias são: 5,5 no 3° ano; 5,1 no 7° ano. Já em 2009, a média de matemática dos dois segmentos foi de: 5,0.



A prova AlfabetizaRio, pela primeira vez aplicada no município, tem como objetivo identificar quantos alunos foram alfabetizados no final do 1° ano do Ensino Fundamental. De acordo com a avaliação, cerca de 80% dos alunos da rede, ou seja, cerca de 33 mil alunos, chegam ao final do 1° ano alfabetizados. De acordo com a secretária Claudia Costin, esse resultado é muito importante.



A Prova Rio, além de medir o desenvolvimento escolar dos alunos, vai gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio). O índice servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas a partir deste ano, dentro do Termo de Compromisso de Desempenho Educacional, assumido pela rede para melhorar o ensino.



O IDE-Rio foi lançado em maio deste ano, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). O IDE-Rio será divulgado nas próximas semanas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário