15.2.11

Educador português critica modelos tradicionais de educação no TEDx Rio

José Pacheco e o Prof. Antonio Futuro
RIO - O educador português José Pacheco, coordenador da Escola da Ponte, criticou em palestra no TEDx Rio os modelos tradicionais de educação e falou sobre formatos alternativos, ponto forte da escola. O TEDx Rio é a versão carioca do evento americano TED.com. Organizado de forma independente, o evento é um ciclo de 23 palestras de no máximo 18 minutos divididas em quatro blocos, todas gratuitas, veja: http://oglobo.globo.com/tedxrio/default.asp
Baixinho, zarolho, vestindo traje casual e com forte sotaque luso, a fala de Pacheco foi muitíssimo bem-humorada, decerto como forma de atenuar a forte e dura mensagem crítica ao sistema de educação, não só o brasileiro, mas mundial. Sua palestra foi fluida e contundente, a fala cheia de emoção, fruto dos 35 anos de experiência como educador.
- Não adianta querer padronizar fórmulas de ensino. Há muitos meios de ensinar, mas não existe nenhum que sirva para todos os alunos - disse Pacheco.
Ele exaltou os valores e os talentos individuais os educadores brasileiros, mas apontou grandes falhas estruturais no processo educacional brasileiro, classificando o Brasil como um país em risco:
- O analfabetismo funcional grassa. De que adianta pensar em tecnologia de ponta numa sociedade que ainda tem 20% de analfabetos funcionais?
Segundo ele, as leis que regem o sistema educacional estão totalmente defasadas e, pior, destacadas da realidade. Na Escola da Ponte, onde ele atua, que as crianças de uma dada turma não precisam ter a mesma, mas sim, estarem num mesmo nível de aprendizado.
- Quem foi o jegue que estipulou que todas as crianças numa turma têm que ser da mesma idade? - questionou. - Um dos problemas mais sérios é a síndrome do pensamento único.
A repercussão da palestra de Pacheco no Twitter foi altamente positiva, com alguns gaiatos exaltando o nome dele como possível ministro da educação aqui no Brasil. Outros classificaram a palestra como excelente e obrigatória para ser assistida novamente depois, quando o conteúdo estiver disponível em vídeo pela web.
- A educação está nas mãos de pessoas que não sabem o que é educação - finalizou Pacheco. - Mas não será este portuguesinho que dará a solução para os problemas educacionais do Rio e do Brasil. Eu não sei qual é essa solução. Volto pra minha terrinha e deixo o problema aqui para vocês mesmos resolverem, pois há solução sim. Só depende de vocês.
Matéria extraída do sítio; 
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/02/15/educador-portugues-critica-modelos-tradicionais-de-educacao-no-tedx-rio-923805983.asp

Um comentário:

  1. Prezado Professor Futuro,
    Também vejo as críticas e contribuições de José Pacheco para a educação como muito significativas.

    Repasso link de uma fala minha num encontro de professores de Filosofia:
    http://justicaintegral.blogspot.com/2011/02/consideracoes-sobre-filosofia-cidadania.html

    Um grande Abraço,
    Pedro Grabois.

    ResponderExcluir