19.4.10

Maravilha...

5 comentários:

  1. Creio que aqui possam acontecer boas interlocuções...

    ResponderExcluir
  2. Eu até arrepiei com a história da dançarina...
    Incrivel!

    Me lembrou Freinet:

    O indivíduo é dotado de um potencial de vida, do qual ainda não podemos definir nem a origem, nem a natureza, nem a meta o qual tende não só a conservar-se e recarregar-se, mas também a aumentar, a adquirir um máximo de potência, a desabrochar-se e a transmitir-se a outros que serão seu prolongamento e sua continuação.
    Toda a nossa Pedogogia visará, justamente, a conservar e a aumentar esse potencial de vida que os métodos tradicionais reduzem, chegando por vezes a eliminá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Achei o vídeo simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!

    Infelizmente o que mais percebemos é que crianças e adolescentes são desvalorizadas quando expressam seus reais interesses e aptidões.

    Eu mesma sofri isso dentro de sala de aula. Sempre quis cursar Design de Moda e quando eu falava isso para meus professores, eles debochavam de mim. Não acho que isso seja uma atitude que professores devem tomar.

    Acredito fielmente que os docentes e toda a equipe pedagógica deve preocupar-se com as aptidões dos seus alunos, de forma que possam estimulá-los, para que eles não desistem de seus sonhos, só por causa do "mercado de trabalho".

    ResponderExcluir
  4. Esta visão de Ken Robinson é muito pertinente quanto ao modo que é conduzido o processo pedagógico. A Educação não deve estar vinculada à moda ou à industrialização.
    As pessoas têm sentimentos, desejos e aptidões mesmo que essas não sejam as relativas à linguística ou ao raciocínio lógico-matemático, como exigem os ultrapassados testes de QI.
    Segundo Henry Wallon existem mais habilidades, que em algum deternminado momento da aprendizagem podem ser despertadas.
    Não devemos ficar prezos aos moldes pedagógicos políticos de 4 anos. A sociedade civil deve participar, cobrar de seus representantes.
    A UNESCO recomenda no mínimo 6% do PIB, e o Brasil investiu ano passado 4,7%. "Cade o restante? Quem cobra? Quem presta contas?"
    O atual PNE foi criado a dez anos, a sociedade civil sugeriu uma proposta de 10% do PIB, infelizmente o governo FHC vetou todos os artigos sobre financiamento.
    Atualmente, o governo pouco se movimentou nesse sentido.
    Só vamos ter um salto de qualidade quando os recursos destinados às redes públicas de ensino forem suficientes e a sociedade participar mais...
    Evaldo Costa, Pedagogia UERJ.

    ResponderExcluir
  5. Esse vídeo mexeu comigo porque me lembrou de um episódio da minha vida que eu nunca consegui esquecer:
    Quando eu estava no terceiro ano do colégio meu professor de física preparava a gente para o vestibular quando surgiu o assunto de planetas que surgiram e explodiam em um curto espaço de tempo. Ele então fez a seguinte consideração.
    -Quando se observa um planeta e se percebe pouca variedade de componentes significa que ele é um planeta novo com maior possibilidade de acabar, por exemplo quando nós observamos um planeta com básica hidrogênio e hélio, ele é novo, mas quando observamos um planeta com uma riqueza maior de metais por exemplo significa que ele é um planeta mas velho e por tanto mais estavel.
    Ele parou um minuto e completou.
    -Engraçado isso, um planeta se torna melhor e mais estavel quando são ricas as suas diversidades, e o que eu estou fazendo aqui ? Tornando todos vocês iguais.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Renata Duarte

    ResponderExcluir