29.4.10

Fórum Didática... Trabalhando a AI e AII

Particularmente tenho trabalhado em sala de aula com a idéia de que a prova não seria um instrumento muito rico para pensarmos na construção do conhecimento, portanto, como forma de superar esta dinâmica, vamos estabelecer alguns diálogos. 
lembro que os temas abordados aqui se repetirão nas referidas avaliações, logo creio seja oportuno esgotarmos todas as questões que posteriormente iremos encontrar em uma folha de papels fria e sem a possibilidade de comentários do prof.

Questões:
1ª O que é didática?
2ª Retire do material uma questão em que haja dúvidas quanto a compreenssão do texto.

Posteriormente, colocarei novas perguntas no espaço reservado para os comentários... A aluna representante: Vanessa, irá repassar via e-mail este conteúdo para toda a turma, porém o espaço para o debate é no próprio BLOG, através de "comentários".
http://www.infanciavivainfancia.blogspot.com/
 Portanto... Começamos... E na próxima aula analisamos todas as participações...

35 comentários:

  1. Ao final do comentário, coloque:
    Nome:
    Disciplina:
    Turma:

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aponte e comente os tipos de aprendizagem citadas no texto.

    ResponderExcluir
  4. Motora ou motriz - uso das suas habilidades motoras( picar, pular, segurar um lapis)
    Cognitiva - é que depende do uso da memoria
    Afetiva ou emocional - sentimentos e emoção

    Vanessa/ Didatica/ Pedagogia

    ResponderExcluir
  5. Didática é um ramo da Pedagogia. Refere-se ao ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Não tenho dúvidas quanto a compreenssão do material. Meu nome: Janaina Fernanda da Silva matrícula:2008000484 turma:ceeadpe0411101

    ResponderExcluir
  6. Achei muito bom o que diz Vasconcelos no instrucional, pag.14: Na caminhada da teoria até a prática, o professor precisa respeitar alguns aspctos para que o aluno seja bem conduzido, a saber: o sociológica: voltado para os interesses da sociedade quando se trata de conteúdos.
    o psicológico: aspectos voltados para a estrutura mental do aluno, ou seja, o seu desenvolvimento intelectual.
    o folosófico: apectos interligados com os valores e os objetivos da educação, principalmente, com cada conteúdo a presentado.
    Estes aspectos são essenciais para o professor na prática educacional.
    Janaina Fernanda
    Disciplina: Didática
    Turma:ceeadpe0411101

    ResponderExcluir
  7. Deixo para reflexão, Rubem Alves:
    Eu diria que os educadores são como velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma história a ser contada.Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma entidade sui generis,portador de um nome, também de uma história sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a Educação é algo pra acontecer neste espaço invisivel e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal.
    nome:Janaina Fernanda
    Disciplina: Didática
    Turma:ceeadpe0411101

    ResponderExcluir
  8. PATRÍCIA PAES,
    A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica, como também estuda os processos de ensino e aprendizagem.

    Patrícia Paes matrícula 2008017114

    Curso Pedagogia - Polo Centro - 4º período

    Diciplina: Didática

    ResponderExcluir
  9. A didática é um ramo da pedagogia, que investiga os fundamentos, as condições e o modo de realizar a educação mediante o ensino. Ela estabelece vínculos entre ensino e aprendizagem,tendo em vista o desenvolvimento da capacidade dos alunos.


    De acordo com Piaget e Vygotsky, qual a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem?

    Nome : Mônica Maria Batista Fontes
    Disciplina : Didática
    Matr. : 2008021038
    Turma : ceeadpe 0411101

    ResponderExcluir
  10. Para Piaget, o pensamento ocorre em momentos distintos, do que ocorre a linguagem no desenvolvimento.

    Para Vygotsky, esse processo não pode acontecer separado.

    Este é o entendimento?


    Na unidade V, Planejamento, 5.1. Considerações, parágrafo 8, é mencionado o conhecimento sistemático. Não entendi o papel deste conhecimento no senso comum.


    nome:Laucenir Andrade Gomes
    Disciplina: Didática
    Turma:ceeadpe0411101
    matrícula:2008000450

    ResponderExcluir
  11. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica, como também estuda os processos de ensino e aprendizagem.
    Patrícia Paes matrícula 2008017114
    Curso Pedagogia - Polo Centro - 4º período
    Diciplina: Didática


    --
    Patrícia Paes

    ResponderExcluir
  12. A didática é a reflexão contínua sobre a prática pedagógica, sem a qual não evoluimos em nossos modos de fazer e pensar. Esse estudo do próprio processo educativo tem como objetivo aprimorar as ações do educador e a aprendizagem dos educandos.
    Claudia Castro - Mat. 2008000332
    Pedagogia - Polo centro - 4º período
    Turma - ceeadpe 0411101
    Disciplina - Didática

    ResponderExcluir
  13. Didática : É a disciplina pedagógica que tem como objetivo expecífico a técnica de orientar e incentivar o educador para dar uma aprendizagem
    mais aficaz aos aducandos.

    De acordo com piaget e vygotsky, qual a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem ? Para vygotsky, aprendizagem e desenvolvimento são fenômenos distintos, que não pode acontecer separados. E para Piaget, considerava que a aprendizagem depende do desenvolvimento atingido pelo sujeito .
    Quais os tipos de Aprendizagem ?
    Eles são : Motora ou Motriz = é a aprendizagem que envolve as habilidades motoras como : andar,dirigir , escrever,nadar ,etc.
    Cognitiva = ligada as habilidades mentais e intelectuias ,ou seja , tudo que depende do uso da memória.
    Afetiva ou Emocional = sentimentos e emoçoes ,relacionados aos valores .

    Nome : Márcia Valéria (VALÉRIA)
    Mat.: 2008017104
    Pedagogia - Centro - 4º período
    DISCIPLINA : Didática
    Turma : Ceeadpe : 0411101

    ResponderExcluir
  14. Renato Fernandes11 de maio de 2010 18:43

    A didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.

    O que é Z.D.P.?

    Nome: Renato Fernandes Silva
    Mat: 2008017030
    Pedagogia/4ºPeríodo/Centro

    ResponderExcluir
  15. 1ª Didática:
    A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino.

    2ª Unidade V pag 41
    "Percebemos que não é automática a passagem do conhecimento assitemático ou informal ao conhecimento sistemático. Sendo esse um dos obstáculos ao processo, é encontrado na difusão da ideologia."???
    (O que o autor quiz dizer com cohecimento assistemático/informal e difusão da ideologia???)
    Nome: Karina Braga Chaves
    Turma: 4º Período-Centro
    Curso: Pedagodia /EAD
    mtricula: 2008021111
    Disciplin: Didática

    ResponderExcluir
  16. Ditática é tudo isso mas hoje em dia,em sala de aula,está cada vez mais difícil colocá-la em prática,devido uma política pública eleitoreira e baseada em projetos,sem fins educativos...mas uma vez o professor é colocado para dar continuidade a ideias pré-concebidas,sem que delas tenha opinado e/ou participado.Ainda bem que ainda acreditamos que é através da educação que movemos o mundo!

    ResponderExcluir
  17. Didática é a parte da pedagogia que refere-se ao ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento.
    Nome: Josefa Marinalva de Lagos Silva
    Matrícula: 2008022251
    Pedagogia-4º período-Centro

    ResponderExcluir
  18. Didática estuda os métodos de ensino e julga o valor deles, um dos seus objetivos e tornar o ensino e a aprendizagem mais eficiente, aplicando novos conhecimentos biológicos, sociológicos, filosóficos entre outros para que isto aconteça.É verdade que o momento que vivemos na educação é de grande preocupação para estudiosos e educadores, e muitos não conseguem adaptar os estudos a pratica.
    Aline Carvalho
    Pedagogia
    Polo centro 4ºPERÍODO.

    ResponderExcluir
  19. Didática é a forma de executar as tarefas planejadas aproveitando e explorando as diversas situações que transcedem no momento nos levando a uma reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas das quais se fazem necessárias para a evolução do nosso modo de pensar e fazer. Através das técnicas o educador aprimoriza suas ações focando e valorizando o educando havendo assim uma aprendizagem muito mais eficaz.
    Nome: Luciene luziê
    Matrícula: 2008000553 Pedagogia
    Pólo: Centro 4º período
    Turma: ceeadpe0411101
    Disciplina: Didática

    ResponderExcluir
  20. A didatica alterou profundamente no decorrer dos anos. A sua principal função é fazer o educando aprender a ensinar
    Nome Simone Arigoni 2009050070
    Itaguaí 3ºperíodo

    ResponderExcluir
  21. Didática é a arte de ensinar tornando o ensino com qualidade.Levando o educando a se tornar um cidadão crítico e reflexivo.
    Nome: Marcela Satyro Dias
    Matrícula: 2009050068
    Pólo: Itaguaí- 3º Período
    Disciplina: Didática

    ResponderExcluir
  22. Penso que didática tem como objetivo fazer com que o professor oriente seu aluno na sua aprendizagem, dando incentivos para que ele devenvolva o processo de reflexão. Penso também que o professor e seu aluno tornando-se críticos e reflexivos e poderam buscar soluções para o ensino e aprendizagem da escola.
    marcia c. polo itaguai.pedagogia

    ResponderExcluir
  23. Diadática é a disciplina pedagógica de caráter prático e normativo que tem como objetivo específico aa técnica de incentivar e orientar efizcamente os alunos na sua aprendizagem.

    Por: Luis Carlos da Silva- 3º Período - Pedagogia - M: 2009060323

    ResponderExcluir
  24. Correção do meu ultimo comentário:

    Diadática é a disciplina pedagógica de caráter prático e normativo que tem como objetivo específico a técnica de incentivar e orientar eficazmente os alunos na sua aprendizagem.

    Por: Luis Carlos da Silva- 3º Período - Pedagogia - M: 2009060323

    ResponderExcluir
  25. Iviluce Oliveira (pólo centro - Pedagogia 3º período)

    Disciplina utilizada na pratica pedagógica que tem por seu objetivo utilizar técnicas de aprendizagem para que os alunos tenham condições de assimilar seus conteúdos de modo pratico e eficaz. Mas cabe ressaltar que a didática pode ser utilizada dentro e fora do âmbito educacional.

    ResponderExcluir
  26. É uma disciplina de grande destaque, pois com ela aprenderemos técnicas para incentivar e orientar os alunos na sua aprendizagem, sua principal funçaõ é como fazer o educando aprender.

    Tania - Polo Itaguaí
    Pedagogia - 3º período

    ResponderExcluir
  27. Penso que a didática serve para orientar aos professores sobre a maneira correta de ensinar aos alunos. Como devem se portar em sala de aula, montar os planos de aula de forma que estes fiquem o mais atrativo possível, fazendo com que de maneira bastante simples e eficaz sejam capazes de atingirem seus objetos que nada mais é do que ensinar.
    Flaviane Cardoso - Polo Centro
    Pedagogia ´2º Período
    Matrícula: 2009012012

    ResponderExcluir
  28. Em se tratando de didática para educação, acredito que o professor ao responder de imediato a resposta de um aluno, ele faz com que o mesmo não construa o seu próprio conhecimento, deixando assim um grande mistério no ar, visto que, não ocorrerá o processo ensino-aprendizagem do conteúdo. O professor então é o grande responsável em, através do modo de aprender de cada aluno, estimulá-lo para este aprendizado.

    Jerferson de lima Matos - Polo Centro (representante)
    Pedagogia 3º Período
    Matrícula: 2009010052

    ResponderExcluir
  29. A Didática nos leva a encontrar o melhor caminho/forma/maneira de alcançarmos /chegarmos ao nosso objetivo,a aprendizagem dos alunos.Através da Didática essa aprendizagem será diferenciada.
    Patrícia Alves
    Pedagogia 2º período -Centro
    Matrícula:2009015195

    ResponderExcluir
  30. O que é Didática?
    A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem.

    Didática é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem.
    Segundo o Dicionário Aurélio:
    Didática é a técnica de dirigir e orientar o processo de ensino-aprendizagem.
    PATRÍCIA PAES DE ALBUQUERQUE
    CURSO PEDAGOGIA 4º PERÍODO POLO CENTRO TURMA 411 UCB

    ResponderExcluir
  31. O que é Didática?
    A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem.

    Didática é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem.
    Segundo o Dicionário Aurélio:
    Didática é a técnica de dirigir e orientar o processo de ensino-aprendizagem.
    PATRÍCIA PAES DE ALBUQUERQUE
    MATRÍCULA 2008017114
    CURSO PEDAGOGIA 4º PERÍODO POLO CENTRO TURMA 411 UCB

    ResponderExcluir
  32. É a ciencia que estuda o processo de ensino-aprendizagem.
    O trabalho do Educador seria pautado não na motivação do aluno mas na sua estimulação ou incentivação. Apenas estimularia o educando de tal forma que fizesse aumentar sua motivação pelos conteúdos trabalhados tanto em sala de aula como fora.

    Flora Moraes
    Polo: Centro
    3 Periodo
    Pedagogia

    ResponderExcluir