tag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post5293238420705495235..comments2023-04-29T06:38:31.354-07:00Comments on INFANCIA VIVA: O que é? E por quê? Estudamos Aprendizagem.Unknownnoreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-19558835010449564532010-12-12T03:22:19.407-08:002010-12-12T03:22:19.407-08:00Elvira Lima diz qua a experiência escolar se inser...Elvira Lima diz qua a experiência escolar se insere em um processo contínuo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na escola. Logo, todas as experiências vividas na escola, só ganharão sentido se forem articuladas ao processo global de desenvolvimento do indivíduo. Não dá para a escola querer criar um mundo paralelo e não fazer parte de um contexto social e cultural, no qual este aluno está inserido.Andréa N. psic. educ. 6ª noitenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-24947377928994277482010-12-06T10:55:01.095-08:002010-12-06T10:55:01.095-08:00Tudo segue um processo, na aprendizagem não é dife...Tudo segue um processo, na aprendizagem não é diferente, acredito que o papel da escola é dar continuidade a um processo, seja ele de escrever/ler ou de educar a criança em seu sentido amplo.Algumas pessoas entendem que o papel da escola é o de mostrar tudo à criança, ensinar em "primeira mão", o que na realidade não é verdade.Acredito sim que o ideal é que a criança já tenha alguma experiência, que tenha visto, por exemplo, as primeiras letras em casa... Talvez por algumas não terem iniciado no assunto acabam não acompanhando as outras criançasPriscila Mendes Viana Turma 13 UERJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-71427990912802660722010-11-30T03:19:28.646-08:002010-11-30T03:19:28.646-08:00A aprendizagem se dar na criança desde seu nascime...A aprendizagem se dar na criança desde seu nascimento, a escola entra para acrescentar conhecimento que vem a somar com o que aprende na vida, na experiência diária.<br /><br />Marta Carneiro turma 13 UERJMarta Carneironoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-85880785938571933932010-11-21T18:48:15.929-08:002010-11-21T18:48:15.929-08:00A escola não é mesmo o principal local de aprendiz...A escola não é mesmo o principal local de aprendizado, mas somente um instrumento para que o que foi apreendido e aprendido em casa seja concretizado. Sem o apoio familiar, o aluno não possui base para absorver o que é ensinado na escola. Todo ser humano é capaz de adquirir conhecimento mesmo sem frequentar um colégio. Essa instituição é, de fato, importante para o desenvolvimento do cérebro do indivíduo, mas não é crucial. Portanto, aquilo aprendido por uma pessoa fora da escola é extremamente mais fundamental do que aquilo que é ensinado entre quatro paredes em um quadro negro, sem a experiência da vida.<br /><br />Jade Nunes Araujo, 2º período, turma 13 de Psicologia da EducaçãoJadehttps://www.blogger.com/profile/06701886493518805135noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-74002286614556392122010-11-18T03:40:38.343-08:002010-11-18T03:40:38.343-08:00Percebe-se que ao se tratar de aprendizagem, difer...Percebe-se que ao se tratar de aprendizagem, diferentemente do que se é pensado pela grande maioria, não se fala apenas de um processo referente apenas as instituições de ensino.O individuo encontra-se em um processo de adquirir novas informações e conhecimentos também assimilados em experiências corriqueiras, como citado no texto por exemplo uma relação com um cão. Podendo-se assim notar que efetivamente nem toda mudança de comportamento frente a alguma situação deriva de uma aprendizagem. Criando-se desta forma uma troca entre aluno e educador no processo escolar, já que o aluno também carrega para a sala de aula inúmeras experiências adquiridas fora desta.<br /><br /><br />Lan Costa de Andrade, 2º período, Turma:13Lana Costa de Andradenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-78465672903070000362010-11-08T14:07:16.656-08:002010-11-08T14:07:16.656-08:00O texto envolve um assunto bastante interessante. ...O texto envolve um assunto bastante interessante. De fato, a aprendizagem pode ser um meio para alterações comportamentais. Igualmente, é possível verificar que o processo de aprendizagem não se limita apenas à aquisição de informação, sendo também indispensável o modo como a mesma será transmitida a fim de utilizar o seu potencial ao máximo. Além disso, entendo também ser imprescindível que o conhecimento tenha aplicabilidade no caso concreto, isto é, na realidade ou no intelecto do indivíduo. Pertinente, portanto, o aprofundamento acerca das teorias comportamentais e sobre o processo de aprendizagem no que se refere ao aperfeiçoamento do ensino educacional no Brasil.Thais S. de Moraes - UERJ Turma 13noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-87152175783796276872010-11-06T11:21:58.674-07:002010-11-06T11:21:58.674-07:00Sem dúvidas a escola é um lugar de extrema importâ...Sem dúvidas a escola é um lugar de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem, mas não é exclusivo nesse papel. Segundo a perspectiva sócio-cultural de Vygotsky, o indivíduo através da experiências vividas, seja em espaço escolar ou não, ela adquire aprendizagens e com isso se desenvolve. A grande questão para nós futuros educadores é sabermos lidar com o desenvolvimento natural da criança e estimulá-lo através da aprendizagem.<br /><br />Luana R. Ribeiro Pedagogia UERJ 2º Período/T:01Luana Ribeironoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-78972527368322989232010-10-28T09:32:13.015-07:002010-10-28T09:32:13.015-07:00É verdade, aprendizagem não é algo restrito à esco...É verdade, aprendizagem não é algo restrito à escola, deve ser um processo em conjunto com o que o aluno aprende em casa. a Teoria da aprendizagem do comportamento acaba sendo uma consequência da outra pois a partir de algo que foi aprendido o comportamento da criança é montado.<br />Roberta Pacheco<br />Turma 13 de Psicologia da EducaçãoRoberta Pacheconoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-62760634060607105442010-10-26T14:48:49.237-07:002010-10-26T14:48:49.237-07:00A partir do texto podemos concluir que a aprendiza...A partir do texto podemos concluir que a aprendizagem é decorrente de uma experiência que leva a uma mudança de comportamento do indivíduo, nem sempre perceptivel, mas que está presente. Em contrapartida, podem haver mudanças de comportamentos que não estão atreladas à aprendizagem alguma. Outro ponto explicitado no texto é o de que a aprendizagem ocorre a partir da interação social e cultural vivida pelo indivíduo, em todos os momentos da vida, não apenas na infância. Sendo assim, pode-se afirmar que a aprendizagem não tem sua origem na escola, e nem se restringe à ela. E este é um grande desafio para os educadores: saber como lidar com as diversas experiêcias e os conhecimentos (alheios ao ambiente escolar) trazidos por seus alunos para dentro da sala de aula.<br /><br />ANA LUIZA B. M. P. FIGUEIREDO - <br />PEDAGOGIA UERJ - APRENDIZAGEM - 2º PERIODO - T.1Unknownhttps://www.blogger.com/profile/08020879021454126364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-53334448939499550682010-10-25T05:22:22.236-07:002010-10-25T05:22:22.236-07:00Lidar com comportamentos que não vem de aprendizag...Lidar com comportamentos que não vem de aprendizagens,assim como lidar com aprendizagens ocultas,por causa de mudanças de comportamento,é na prática o educador tentar moldar valores no imprevisível,que é o seu aluno.E mais,é não saber de que maneira melhorar as reações adversas que seus alunos lhe apresentam no processo de ensino-aprendizagem.<br />LUCIANA MOREIRA <br />PEDAGOGIA-2 PERIODO TURMA 01(UERJ)LUCIANA MOREIRAnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-82991220801632542662010-10-24T14:52:43.649-07:002010-10-24T14:52:43.649-07:00A Aprendizagem é um processo de interação com o so...A Aprendizagem é um processo de interação com o social, onde o individuo tende a adquirir um determinado conhecimento através da experiência que está vivendo, pois com isso vai tendo um certa bagagem para o seu desenvolvimento.<br />Pode- se então perceber que as crianças possuem por sua vez comportamentos distintos, ou seja maneiras diferentes de se fixar algo, por conta disso terao uma aprendizagem diferenciada também, é a função do professor tentar respeitar a aprendizagem de cada um.<br /><br /><br />JULIANA DOS SANTOS MEYNIEL<br />PEDAGOGIA- 2 PERIODO TURMA 01 (UERJ)Juliana Meynielnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-10712741853819486132010-10-24T07:42:07.893-07:002010-10-24T07:42:07.893-07:00A aprendizagem ocorre o tempo todo. Sendo assim, a...A aprendizagem ocorre o tempo todo. Sendo assim, a escola não é o único espaço de aquisição e elaboração do conhecimento. A criança já trás consigo uma bagagem de conhecimentos obtidos pela sua experiência com o mundo. <br />Vygotsky apresenta a ideia de que as pessoas em interação umas com as outras desenvolvem resultados de um determinado assunto e que internaliza essa vivência na forma de conhecimento. Portanto a relação com o mundo e sua forma de percepção refletem no processo de aprendizagem.<br /><br />Jeane de Oliveira Lessa.<br />Pedagogia - 2°Período Turma 01(UERJ)Jeane Lessanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-90242593907043365972010-10-24T06:54:17.933-07:002010-10-24T06:54:17.933-07:00Como se sabe na escola a aprendizagem se dará, con...Como se sabe na escola a aprendizagem se dará, contudo nem tudo o que é ensinado e mostrado aos alunos se refletirá em aprendizagem efetiva,não mudará o comportamento da criança. Pode ser que em alguma brincadeira com outras crianças, possa a partir daquele momento mudar o comportamento do aluno ou se efetivar numa aprendizagem para a vida toda, e não o que o professor tentou ensinar ou mostrar durante todo o tempo que esteve com aquele aluno. A aprendizagem e a mudança de comportamento muitas vezes não estão ligadas, contudo cabe a escola fazer o seu papel de educar seu alunos mesmo que não sendo na sala de aula mas também no convivio entre as pessoas que estão naquele ambiente escolar ,cabe também a familia estimular aprendizagem que muitas das vezes começa em casa.<br /><br />Karine Maia -2°P Turma:1 (UERJ-PEDAGOGIA)KARINE MAIAhttps://www.blogger.com/profile/18124711962436664862noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-42964325821537420512010-10-23T14:15:15.553-07:002010-10-23T14:15:15.553-07:00O seguinte texto, traz ideias importantíssimas par...O seguinte texto, traz ideias importantíssimas para a nossa prática docente.<br />Aprendiozagem é a mudança de compportamento através de uma situação, e isso ocorre bem antes da escolarização. Muitos consideram a escola como o único lugar para aprendermos,porém ela é apenas um instumento para ajudar a guiar os alunos, 24hs por dia estamos aprendendo,ninguém entra na mesma como uma folha em branco, as experiÊncias vividas refletem em sua aprendizagens.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/11967490076737224653noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-15513122444233383032010-10-22T12:50:07.732-07:002010-10-22T12:50:07.732-07:00Como foi dito acima, as teorias de aprendizagem e ...Como foi dito acima, as teorias de aprendizagem e teorias do comportamento podem se confundir às vezes, pois todo aprendizado vêm de uma experiência, que leva à mudanças no comportamento. Porém, nem sempre essa mudança pode ser observada tão facilmente, pois a aprendizagem modifica não só o comportamento, mas também o potencial do comportamento, ou seja, ela ainda está "guardada" esperando alguma oportunidade para vir à tona.<br /><br />Fernanda Mendes - 2º Período de Pedagogia (UERJ)Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04288761230735792542noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2682375254300096876.post-41308175762851906042010-10-21T15:50:46.192-07:002010-10-21T15:50:46.192-07:00"tarefa de ler e escrever não se inicia na es..."tarefa de ler e escrever não se inicia na escola, nem se restringem a ela." Concordo plenamente. A escrita é apenas um código. Uma pessoa pode ser letrada, porque assimilou os códigos, agora eles fazem sentido, tem aplicabilidade na sua vida.<br />Por exemplo uma pessoa pode identificar uma embalagem de Nescau sem entender o que está escrito. <br />Como Elvira Lima colocou, uma pessoa é capaz de se desenvolver independentemente da escola. Ela é capaz de se desenvolver caso haja oportunidade.<br />Acredito que cabe à escola despertar no aluno o interesse em aprender. Incentivar a criatividade e a descoberta.Mariana Drumond Essernoreply@blogger.com