19.5.14

Tendências Pedagógicas

Entendendo um pouco mais sobre a dinâmica das tendências pedagógicas, nesta aula você entenderá um pouco mais sobre esta interessante matéria  e como elas aparecem nos concursos; O que são as Tendências ? Como elas surgiram? Qual a relação destas com a Educação que temos... Pois bem, explore esta aula, visite o site; Entrei Concursos, cadastre-se, faça alguns exercícios e esteja pronto para enfrentar estes desafios que são os concursos.    




43 comentários:

  1. O Carmela Dutra é Renovada e Tecnicista. Renovada porque o professor não é o centro das atenções e tecnicista porque é formação de professores. Gabriella Almeida. Turma: 2007

    ResponderExcluir
  2. As tendências pedagógicas liberais que são divididas em tradicional, a renovada, renovada não diretiva e a tecnicista, são tendências que não tinham como objetivo a mudança na sociedade, foram tendências que estiveram de acordo com o sistema capitalista,tinha tbm o objetivo de preparar alunos para o mercado de trabalho.
    As tendências progressistas eram justamente ao contrário, pois elas faziam os alunos compreenderem como funciona o sistema capitalista e a desenvolver críticas de mundo criando alunos "pensantes".
    Brunna Ramos (6) - Turma 2008 - IECD

    ResponderExcluir
  3. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Elas são muito importantes para nós professores,por que como vamos educar se não sabemos como funciona a educação, com isso as tendências vem pra nos ajudar a entender como lidar com esse assunto, como fazer cabeças pensantes, qual o papel da escola, o papel do professor, do aluno e ver que nem sempre a escola foi da forma que é hoje em dia. Fernanda Melo, Turma: 2008. Carmela Dutra.

    ResponderExcluir
  4. A tendência pedagógica libertária a transformação da sociedade .
    E a tendência pedagógica progressista visa a transforma de pessoas pra transformar a sociedade.
    Essas tendências pedagógica s são essências para 'nois' professores, pois não se ensina o que não se sabe!
    Jeniffer Flavia . Turma :2008

    ResponderExcluir
  5. As tendências pedagógicas são de uma grande importância para a educação, pois contribuem para a construção de um trabalho docente mais consciente, renovado e objetivo. O conhecimento dessas tendências e formas de ensino por parte dos professores é fundamental para que seja feito um bom trabalho com seus alunos.
    Letícia Santos turma: 2008 - IECD

    ResponderExcluir
  6. O slide nos mostra um pouco mais sobre tendências pedagógicas e as diferenças que podemos perceber entre as mesmas e como podemos nos inspirar nas mesmas para sermos profissionais competentes em nossa profissão. Em primeiro lugar temos as tendências liberais, que não buscam transformar o ser humano ou a sociedade, ela não quer que ele pense "fora da caixa" e tenha uma visão mais avançada sobre diferentes áreas do conhecimento. Já as progressistas (que eu considero uma ótima inspiração) são aquelas que mantém em foco a formação de pessoas que mudem o mundo em que vivemos, que sejam pensadores, intelectuais com vastas ideias para que nossa sociedade atual seja cada vez mais aprimorada; isso tudo levando em conta o cotidiano do indivíduo e suas experiências. O Carmela Dutra se encontra em 2 subdivisões dessas tendências: a primeira seria a tecnicista, pois está formando professores qualificados para o mercado de trabalho e a segunda seria a libertária pois é não é restrita a um certo grupo social, ou seja, é livre para todos e ao passar dos anos nosso aprendizado é mais focado em matérias pedagógicas.
    Lais Marinho| Turma: 2008.

    ResponderExcluir
  7. Com o slide podemos saber um pouco mais sobre tendências pedagógicas e as diferenças entre elas. O Carmela, se encontra em duas dessas tendências: a tecnicista, pois está formando pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e a segunda é a libertária pois não é restrita a um certo grupo social de pessoas e o nosso aprendizado é mais focado em matérias pedagógicas.
    Wania Cristina Ramos dos Sanros n° 46 Turma: 2002

    ResponderExcluir
  8. O Carmela Dutra se encaixa de alguma forma em cada tendência pedagógica . Na tradicional: pela punição do professor, ele manda e o aluno obedece. Na tecnicista: pela formação de professores. Na libertária: pelo grêmio. Na crítico-social dos conteúdos: o currículo mínimo.
    Tayssa de Carvalho Oliveira Silva. Turma: 2007.

    ResponderExcluir
  9. No Carmela temos a tendência tecnicista, uma tendência que forma pessoas com qualificação para o mercado de trabalho . Podemos ver que nessa tendência temos a forma acelerada na educação .È uma tendência criada na época da ditadura militar, a elite fazia que as escolas criassem cidadãos para a dominação , não para serem pensadores . Outra tendência que podemos ver no Carmela também é a Libertária, que não é restrita a um certo grupo social, ou seja, é livre para todos e ao passar dos anos nosso aprendizado é mais focado em matérias pedagógicas.

    Maria Elisa nº 27 turma :2002

    ResponderExcluir
  10. Com base no que li nos slides o Carmela se encontra em duas dessas tendências, a primeira é a libertária porque não e destinada a um grupo social especifico, ou seja, ela é livre para todos os grupos sociais e o nosso ensino é mais focado em matérias pedagógicas, e é também tecnicista porque nos prepara mais cedo para o mercado de trabalho, isto é, nos dar um curso técnico.
    Carolina Victor nº: 08 turma: 2002

    ResponderExcluir
  11. De acordo com os slides vistos, podemos chegar a conclusão que o Carmela se enquadra, se identifica com duas tendências pedagógicas, a tecnicista e a libertária.
    Tecnicista, porque este é um curso técnico, ou seja, um curso que faz com que o indivíduo esteja preparado para o mercado de trabalho mais cedo. Resumindo, este nos capacita, nos qualifica.
    Libertária, porque o Carmela não está especificamente direcionado a um grupo social e nossas matérias estão voltadas para matérias pedagógicas.
    Nome:Rayanne Vilela N*: 34 T:2002

    ResponderExcluir
  12. Fica evidente que os slides mostra todas as tendências pedagógicas , O carmela Dutra esta focado na tendência liberal e na tendência tecnicista ,liberal pois não é restrita a um certo grupo social e tecnicista por que é um curso técnico e qualifica indivíduos pra o futuro .
    Nome:Jussara Vieira Rodrigues N 15 Turma:2008

    ResponderExcluir
  13. Com base no meu convívio no Carmela Dutra, percebo que o Instituto se enquadra nas tendências tecnicista, que tem o intuito de formar os alunos a fim de que estejam aptos ao ingresso no mercado de trabalho, e libertária, pois estudo em horário integral, o professor faz parte da construção de conhecimento, o método de ensino é baseado em matérias pedagógicas e o aluno possui uma grande autonomia.

    Nome: Letícia Lobo de Figueiredo.
    Número: 25
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  14. Os slides relatam sobre as tendências pedagógicas desde a época dos Jesuítas, até os tempos atuais. Reproduz a mudança dos pontos de vistas e dos objetivos. Visualizando estas, podemos enquadrar o Carmela dutra dentro de duas tendências pedagógicas: Tecnicista, pois nos oferece curso técnico, o qual nos prepara para o mercado de trabalho e nos introduz neste mais cedo, além de nos possibilitar a crescer profissionalmente, e na tendência liberal, pois não é restrito a apenas um grupo social, além de focar nas matérias pedagógicas
    Ana Paula Albuquerque n:4 2002

    ResponderExcluir
  15. O carmela se encontra em duas dessas tendências, tanto a libertária como a tecnicista. Pois a libertária não é destinada a um grupo específico, o ensino é mais focado em matérias pedagógicas e livre para todos os grupos sociais. A tecnicista pois é um curso tecnico, que faz com que a pessoa saia qualificada para o mercado de trabalho. Na verdade eu me identifico com um pouco de cada, essas tendências só tem a ajudar nós futuros professores e ajudar-nos a formar novas pessoas com novos pensamentos.

    Tayane Alencar
    Turma: 2002
    N: 40

    ResponderExcluir
  16. liberal sustenta a idéia da escola ter a função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis social, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
    A pedagogia progressista sustentando implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, são contra o autoritarismo e valorizam a experiência vivida como base da relação educativa e a idéia de autogestão pedagógica, dando mais valor ao processo de aprendizagem em grupo do que os conteúdos de ensino. Dentro da liberal e progressista tem tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva, tecnicista, progressista libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos. O carmela se coloca na tendência tecnicista, por que é uma escola que te ensina uma determinada formação, que no caso falaremos que é formação de professores.
    Nome: Laryssa R. Cutis N° 19 Turma: 2008- IECD

    ResponderExcluir
  17. Em relação aos slides, entendemos que o Carmela Dutra possui duas das tendencias pedagógicas: "tecnicista" por formar professores para o mercado de trabalho e "libertário" por criar um grupo social que foca mais nas matérias pedagógicas do que nas matérias regulares.

    ResponderExcluir
  18. Em relação aos slides, entendemos que o Carmela Dutra possui duas das tendencias pedagógicas: "tecnicista" por formar professores para o mercado de trabalho e "libertário" por criar um grupo social que foca mais nas matérias pedagógicas do que nas matérias regulares.
    Nome: Gabriela de Oliveira Barcelos nº 12 turma: 2002

    ResponderExcluir
  19. A Tendência Liberal Tecnicista, implementada na época da Ditadura, tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ela visa a possibilidade de investir no futuro, Tendência essa encontrada no Carmela Dutra, onde somos formados para sermos futuros professores. Instituição, a qual, encontra-se também a Tendência Progressista Libertária, que tem como objetivo uma escola democrática e inclusiva, além de uma educação de qualidade garantida a todos os cidadãos.
    Ana Luiza da Rocha Barros nº3 Turma:2002

    ResponderExcluir
  20. Os slides reforça as ideias que o professor disse na sala sobre as tendências progressista que é mais aberta e a liberal que é mais fechada.
    O Carmela dutra se enquadra na tecnicista porque forma uma pessoa preparando ela para o mercado de trabalho dando novas possibilidades de melhoria de vida e se enquadra perfeitamente na liberal,porque nem tudo é aberto,tem suas regras,mas ela é livre para todos os grupos sociais e o nosso ensino é mais focado em matérias pedagógicas

    Daisyree Allysson
    n°: 09 turma 2002

    ResponderExcluir
  21. O slide ta falando um pouco mais sobre tendencias pedagógicas . O Carmela Dutra se enquadra em duas tendencias : Na tecnicista por que está nos preparando para o mercado de trabalho e na libertária pois não está voltada apenas para um certo grupo de pessoas e é mais focada nas matérias pedagógicas
    Aluna : Rita de Cassia nº 35 turma 2002

    ResponderExcluir
  22. Em relação ao que estudamos nesse bimestre, pude perceber que o Carmela se encaixa em duas tendências: tecnicista e libertária. Tecnicista pois prepara o aluno para o mercado de trabalho, e libertária pois o ensino é focado nas matérias pedagógicas.

    Nome: Letícia Cristinie N° 24 Turma: 2002

    ResponderExcluir
  23. Em certa medida, o Carmela Dutra adota a tendência Liberal Tecnicista por preparar indivíduos para o mercado de trabalho. Alguns professores adotam a medida Progressista Libertadora quando debatem em sala de aula e nos fazem refletir sobre assuntos sociais e políticos, nos estimulando a mudar/melhorar alguns aspectos necessários na nossa formação de educadores. A escola adota também a tendência Libertária quando todos tem o mesmo direitos, deveres e são iguais socialmente e culturalmente, tornando a sociedade mais justa.

    Victória Ornelas
    Turma: 2002
    Número: 44

    ResponderExcluir
  24. Com as imagens do slide podemos intender um pouco mais sobre pedagógicas e as diferenças entre elas. O Carmela, se encontra em duas dessas que é a tecnicista,pois lá trabalha pessoas qualificadas no mercado de trabalho e a segunda é a libertária pois não é restrita a um certo grupo social de pessoas, todos somos trados igualmente e cada um tem sua propria opniao e tem seu livre arbitrio e o nosso ensino é mais focado para as matérias pedagógicas. Marina Ferreira Sampaio n° 28 Turma: 2002

    ResponderExcluir
  25. Podemos perceber que o Carmela Dutra se identifica em duas tendências a Tecnicista pois induz e prepara o aluno parar o mercado de trabalho e possibilita o indivíduo a buscar melhorar e investir no seu conhecimento e alcance maior do seu profissional e Libertária, já que nosso ensino é limitado apenas na base da pedagogia e também atende a todos os grupos sociais.

    Nome: Ilana Menezes Nº: 14 Turma:2002

    ResponderExcluir
  26. Pelo o que eu pude observar, o Carmela Dutra tem a tendência tecnicista e liberal.
    Tecnicista por que ela nos malda conforme os seus padrões para o mercado de trabalho e esperam que venhamos ser só isso.
    E liberal por que todos podem ter acesso ao curso, não é restrito somente a um grupo de pessoa.
    nome:Karla Emanuele
    n:22 turma:2002

    ResponderExcluir
  27. Pelo o que eu pude observar, o Carmela Dutra tem a tendência tecnicista e liberal.
    Tecnicista por que ela nos molda conforme os seus padrões para o mercado de trabalho e espera que venhamos ser só isso.
    E liberal por que todos podem ter acesso ao curso, não é restrito somente a um grupo de pessoas.
    nome:Karla Emanuele
    n:22 turma:2002

    ResponderExcluir
  28. Em minha concepção, o Carmela Dutra tem o modo Liberal renovadora não Diretiva, os alunos tem como autonomia buscar seus conhecimentos. A escola os oferece, mas é ele quem vai atrás. O Liberal Tecnicista, não somente ao Carmela necessariamente, onde o ensino é restrito a elite e os demais estudam e trabalham para o mercado de trabalho, para serem automáticos e mandados. Progressista libertadora onde sua formação intervém em sua realidade e progressista libertária, não é necessário um programa onde trabalhos rotinas ou textos e textos sejam repassados, o aluno pratica o conhecimento, pelo menos em algumas matérias.
    Nome: Izabelle Luize n°: 16 Turma: 2002

    ResponderExcluir
  29. A Tendência Liberal Tecnicista, implementada na época da Ditadura, tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ela visa a possibilidade de investir no futuro, Tendência essa encontrada no Carmela Dutra, onde somos formados para sermos futuros professores. Instituição, a qual, encontra-se também a Tendência Progressista Libertária, que tem como objetivo uma escola democrática e inclusiva, além de uma educação de qualidade garantida a todos os cidadãos. Em minha concepção, o Carmela Dutra tem o modo Liberal renovadora não Diretiva, os alunos tem como autonomia buscar seus conhecimentos.

    Nome: Francisca Renata n°: 08 turma: 2007

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais. O Carmela Dutra aplica o mode liberal porque capacita o individuo para o ambiente de trabalho !
    Myllena de Oliveira n° 29 turma :2002

    ResponderExcluir
  32. O Carmela Dutra se encaixa em todas as tendências, algumas são. Tecnicista, pelo curso normal, formação de professores. Libertaria, por causa do grêmio, a organização. Renovada, o professor não é o único, não é o centro das atenções. Dandara Passos, num: 05 - 2007

    ResponderExcluir
  33. As tendências pedagógicas observadas nos slides nos mostra uma visão ampla da educação,e nos é mostrado a diferença das tendencias pedagógicas liberais são:tradicional, a renovadora, renovadora não diretiva e a tecnicista.e a progressista tem o intuito de fazer com que o aluno compreenda como o "sistema educação" funciona,e como ele muita das vezes é tratado como um objeto. O carmela dutra se enquadra na têndencia tecnicista ,porque ela visa nos formar para a industria de trabalhos como professores.
    Nome:marcos vinicio barbosa francisco n:24 turma:2008

    ResponderExcluir
  34. O Carmela Dutra se encaixa quase em todas as tendencias pois, tem o lado tecnicista que e formação de professores , Libertaria por ter um grêmio e ter a organização escolar , a Renovada por o professor não ser o centro do saber e Tradicional por seguir as regras desde de quando foi fundada
    Nome: Leandro Luiz n:20 Turma: 2007

    ResponderExcluir
  35. Como pude ver nas tendências pedagògicas ,a escola de formaçao de professores Carmela Dutra tem em seu mètodo de ensino um pouco de todas as tendências.
    Tecnicista pois è uma escola que forma professores;Libertaria porque possui um grêmio estudantil;Renovada porque o aluno tem autonomia,e o professor não é mais visto como o centro do saber e Tradicional pelo fato de ainda seguir algumas regras desde sua fundação.
    Nome:Larissa Cruz N°:17 Turma:2007

    ResponderExcluir
  36. A tendência Liberal Tecnicista, não somente ao Carmela em outros meios tambem,Se encaixa Carmela Dutra no necessariamente, onde o ensino é restrito a elite e os demais estudam e trabalham é uma preparação para o mercado de trabalho ate mesmo estudando horario integral, para serem automáticos e mandados. Progressista libertadora onde é diferente da nossa realidade mudando o nosso cotiano com no meio da formação a sua realidade progressita e libertadora acontece uma progração de trabalhos execicios,aulas deveres de casa, em repetição para tornar em pratica o conhecimento das materias pedagogicas. Nome Amanda Peçanha . N: 02 turma 2002

    ResponderExcluir
  37. O Carmela Dutra se encaixa nas tendências tecnicista, pois prepara o aluno para o mercado de trabalho, e libertária que tem como centro do conhecimento, o professor. O horário é integral e o ensino é focado nas matérias pegadógicas.
    Nome: Pamela Cathariny Oliveira Rangel
    Número: 30
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  38. O Colégio Carmela Dutra se encontra nas Tendências Pedagógicas como, Tecnicista porque é uma escola que forma professores. Libertaria pois tem o grêmio escolar que da uma organizada. Renovada porque o professor não é mais o centro das atenções e o aluno tem a sua própria autonomia e Tradicional porque ela segue sua próprias tradição e regras.
    Juliana Vianna Firmino de Barros Nº15 Turma:2007

    ResponderExcluir
  39. As tendências pedagógicas em que o Colégio Carmela Dutra se encaixa são: tecnicista - porque os alunos saem formados em uma profissão; tradicional - pois segue uma linha tradicional de ensino; renovada - porque os professores não são mais o centro das atenções e os alunos tem voz ativa. E por ultimo e não menos importante; libertária - pois o colégio é também constituído por um grêmio estudantil e os alunos tem a opção de ficarem a par de tudo o que for dito e decidido no concelho de classe.
    Brenda Sant' Anna Nº: 03 Turma: 2007

    ResponderExcluir
  40. O Carmela está dentro de 5 tendencias..
    Tecnicista- Formação de professores
    Libertaria- Pelo grêmio
    Critico social dos conteúdos- O currículo minimo
    Renovada- Por que o professor não é o centro das atenções
    Progressista- Fazem os alunos pensarem
    Larissa Silvares nº 18 Turma: 2007

    ResponderExcluir
  41. As tendencias são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais.
    Lethycia Pereira nº 21 turma: 2008

    ResponderExcluir
  42. O colégio Carmela Dutra se encaixa na tendência Tecnicista, pois é um colégio de formação de professores e na Liberal Tradicional porque prepara intelectualmente os alunos para assumir seu papel na sociedade.
    Raphaela Leticia (27) Turma: 2008

    ResponderExcluir
  43. Tendência pedagógica : é de uma forma de se buscar entender as influências sociais nas práticas pedagógicas ao longo da história da humanidade.
    Tendência liberal : Não visam a transformação da sociedade e sim a manutenção do status que , portando acriticos .
    Os liberais era um grupo de intelectuais profundamente enraizados na classe burguesa , que defendiam e justificavam o modelo econômico da época .

    ResponderExcluir