14.10.12

Política, Carnaval e o aumento do IPTU;



 
Por: Prof. Antonio Futuro

Cinco dias após ganhar a eleição do Rio de Janeiro o atual e reeleito Prefeito anuncia que pode aumentar o IPTU.

O pior é que boa parte da população que votou nele vai falar assim...
  - Haaaa... Político é tudo igual...
 - Isso não tem nada a ver...
  Ou Pior, simplesmente não pagam IPTU.
Que é um fato a ser observado, ou seja, a manutenção da condição do analfabetismo, a favelização crescente(ou a manutenção dela), o crescimento das milícias, a ausência dos serviços básicos de Saúde, Educação, Saneamento Básico são elementos que fazem parte de um projeto de perpetuação da miséria, fato que condiciona a ação política como a concepção de favores...  Em outras palavras, a cada dois anos acontece o que parece uma simples agitação política que para grande parte da sociedade brasileira está condicionada ao trabalho factual, aos favores estanques, ao emprego fácil sem comprovação de estudos, sem grandes comprometimentos individuais e que para esta mesma parcela da sociedade este movimento ainda não estaria associado ao cotidiano das pessoas, ao aumento da passagem, ao preço do pão, a melhoria da escola de seus filhos, a melhoria no atendimento dos postos de saúde ...
Este entendimento da política confirma uma prática coronelista do século passado do interior do país que começa a se afirmar por aqui.
O PSOL resgata o debate político, os militantes do PSOL têm a coragem de usarem uma camiseta que estampa’’Eu não ganho um Real’’.
Os candidatos a Vereança do PSOL travam um debate direto com a população, discutem política, não favores: Política. Produzem materiais que discutem o cotidiano, a liberação da maconha, a Educação de qualidade para todas e todos, uma saúde mais digna, a ação política sindical que enfrenta o capitalismo que gera desigualdade, dentre outras ações.  
É necessária uma ação de formação política nos bolsões de miséria deste país, nos bolsões PROPOSITADAMENTE de miséria em Cultura, Ação Social, Situação Financeira, Educação, em Saneamento Básico...  

Uma Sociedade que não possui estes elementos apontados, não é uma sociedade capaz de analisar critica e conceitualmente a ação política, aliás, não sabem o que é isto, ao contrário, vivem a ação política factual, estanque e passageira, para esta parte da população PROPOSITADAMENTE desprovida desde muito cedo de uma boa Educação as eleições têm o mesmo sentido que o carnaval; É pontual acontece uma vez a cada um ou dois anos e gera um emprego fácil, passageiro, aligeirado, em que a maioria dos excluídos pode trabalhar, não muda a realidade social daquele sujeito, não lhe permite participar das esferas das decisões, não lhes permite os holofotes, não, não, não... A ele só resta segurar a placa ou empurrar o carro alegórico.
Ao final feliz e contente ele torce por um dos candidatos ao título e comemora que o seu ganhou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário