9.6.12

Sobre Violência Escolar

A ideia da Violência escolar quase sempre está associada à indisciplina do aluno, ou seja, pouco se discute em relação à violência escolar praticada pela escola. Costumo indagar sobre a postura excludente, classificatória, meritória da escola que reproduz nos resultados obtidos no seu sistema binário classificatório as mesmas relações de reprovação apresentadas na sociedade, nesta oportunidade as relações de gênero, etnia, condição sócio-econômica são elementos semelhantes na caracterização dos reprovados da escola. Ao se discutir a violência na Escola é preciso ter a ousadia de se refletir sobre a violência da escola, caso contrário, incorreria no erro de não discutirmos os horizontes que compõem o universo escolar na atualidade. Novas drogas, novas realidades sociais, massificação da matricula escolar são alguns dos elementos que criam um cenário propicio a apresentação de uma realidade mais violenta. Pois bem, o fato é que a simples identificação da violência praticada somente pelo(a) aluno(a) revela uma percepção condenatória em relação ao corpo discente, urge a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas, bem como, rever a culpabilização desta dinâmica.

Algumas iniciativas pedagógicas caminham na direção de mudar esta relação excludente, classificatória e meritória da escola. A educação baseada nos ciclos pode ser uma destas iniciativas, assim como podemos pensar em práticas pedagógicas inclusivas, ainda que na escola tradicional. Associar a prática pedagógica a uma dinâmica cultural, social, esportiva, lúdica... Não é necessariamente uma característica de um ou outro modelo pedagógico, porém pode revelar a intenção de uma iniciativa pedagógica. Posteriormente, vou adensar este texto, por ora é suficiente para travarmos um bom debate.
                                                                                         Prof. Antonio Futuro
                                                                http://www.youtube.com/watch?v=gTqTmVSmBKs

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