29.8.11

Bonde sem Freio - Mais uma da dupla: Cabral ou Paes

Agora após a tragédia que vitimou 5 pessoas, O governo diz que vai modernizar bondes...

Após a tragédia e de forma oportunista, o governo do Estado, ou seja, o Cabral, afirmou em nota neste domingo que determinou à Secretaria de Transportes que "conduza um plano de modernização dos bondes".

A decisão vem após acidente com o bonde de Santa Teresa, que matou cinco pessoas e deixou 57 feridos na tarde deste sábado. Segundo o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro), o acidente pode ter sido causado por um problema nos freios.

Incrivelmente a nota divulgada pelo governo diz que "a atenção e a preocupação do Estado com os bondes --ação delegada à responsabilidade direta da Secretaria de Transportes-- são constantes". Então estamos todos mentindo, quando vemos que os bondes estão em estado deplorável, ou estamos tendo alucinações, pois o que vemos não seria a realidade, bondes sem freio, ferragens carcomidas, arames onde deveriam existir parafusos... Só para lembrar: O sorteio das bolinhas da copa do mundo, negoção(sic), custou 30 milhões aos cofres do estado, porém o Bonde... Haaa o Bonde não, pois aí há uma concorrência direta com os ônibus...

CAUSAS

Mais uma vez tenho que usar o adjetivo: Incrivelmente ao comentar as causas do acidente de ontem, o governo afirmou que as "questões técnicas envolvidas" devem ser respondidas pela Secretaria de Transportes. Como se esta não fosse do próprio governo, ou seja, não é o governo quem responde é a secretaria... É chamar-nos de idiotas...

Ontem mesmo, imediatamente após o acidente o coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ , Luís Antônio Cosenza, afirmou o que todos nós sabemos, que uma falha no sistema dos freios pode ter causado o acidente. Ainda que não seja uma falha nos freios, o fato é que houve desrespeito com a coisa pública. Como desrespeitam a Educação, a Saúde, a Água, a Dengue. São tantos desrespeitos que tenho que parar por aqui...

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Moradores de Santa Teresa dizem que o acidente foi uma tragédia anunciada. "Os bondes antigos estão em estado precário de conservação e os VLT têm problemas para fazer as curvas do bairro. O que aconteceu é uma tragédia anunciada, não nos surpreende", disse o advogado Abaeté Mesquita, 32, diretor da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa).

Atualmente, cinco bondes fazem a rota da estação da Carioca, no centro do Rio, até os largos de Santa Teresa, também região central.

São dois bondes antigos e três do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilho).

O veículo que se acidentou ontem era dos antigos e, segundo os Bombeiros, já havia sofrido um problema ontem mesmo: pela manhã, chocou-se contra um ônibus, mas sem deixar feridos.

Afinal, quem é o Responsável?

Uma das situações que chamam a atenção neste episódio é o Governador- Sérgio Cabral - afirmando que o estado seria responsável pela folha de pagamento dos funcionários e a prefeitura – Eduardo Paes – ficaria com a manutenção dos bondes. Pois bem, o Cabral sabe muito bem que a prefeitura – Eduardo Paes – está totalmente refém das empresas de ônibus que insistem na tese da extinção dos Bondes, ainda que estes sejam de forte apelo turístico, portanto fonte de incremento de um importante pólo gerador de renda para a cidade que é o turismo, contudo a relação espúria entre Prefeito – Eduardo Paes - e as empresas de ônibus colocam a população e a cidade, mais uma vez em segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário