2.7.11

Marcha das vadias !!!

Muito interessante a ideia de questionar com ironia e muito bom humor o machismo e a violência sofrida pela mulher. Muito mais do que uma caminhada o sentido do ato foi o de denunciar, chamar a atenção, mobilizar a sociedade para registrar toda ordem de injustiças e violências ocorrida contra as mulheres.

Bom ver a sociedade se movimentando, primeiro foram os bombeiros, depois os professores, agora as mulheres... Oxalá continue esta alegre, responsável e madura onde de manifestações. Afinal o Rio, como diria o velho Brizola é o tambor do Brasil e é preciso mostrar ao Brasil que aqui, diferentemente da maioria dos estados brasileiros, não basta ser governador, aqui tem que governar!!! Aqui não basta ser prefeito, aqui tem que governar!!!

Aqui diferentemente da maioria dos estados deste país não temos orgulho pelo simples fato de sermos conterrâneos, ao contrário, justo por sermos conterrâneos sentimo-nos no direito de cobrar aos governantes o compromisso com a população de seu estado de sua cidade. Outrora, dizia-se que quem reclama não ama, por ora vivemos o paradoxo da confirmação da ideia contrária, ou seja, quem ama reclama!!! Reclama para melhorar, denunciar os governantes e seus podres relacionamentos em jatinhos pomposos distantes dos seus contribuintes, digo contribuintes, pois nem todos fomos seus eleitores, quanto aos impostos somos obrigados a dá-los ainda que duvidemos da lisura de nossos governantes.

A marcha foi um ato de denuncia, indignação, insatisfação e, sobretudo uma prova de amor ao Rio, não ao seus governantes, pois estes passam e o Rio de Janeiro fica.

Reagir, aqui neste caso, é prova de amor. É acreditar na ressurreição, é tirar as flechas do peito do meu padroeiro que São Sebastião do Rio de Janeiro ainda pode se salvar!!!

Viva a indignação inteligente, salve a resistência, pois como diria a sabedoria popular:

Quem não se incomoda se acomoda!!!

Foram, segundo as autoridades, cerca de 500 pessoas que participam da Marcha das Vadias, que aconteceu na tarde do sábado dia 02/07, na Praia de Copacabana. Por volta das 15h, mulheres vestidas propositadamente com pouca roupa, algumas as tiraram em determinado momento da caminhada, empunharam criativos cartazes e partiram do Posto 4 em direção ao Leme cantando palavras de ordem contra o machismo. O protesto é contra a ideia de culpabilizar as próprias mulheres pelas agressões que sofrem, em função de estarem com roupas mais leves. Esta aliás é a razão do evento. Além de um grupo de feministas, a turma do movimento LGBT, professores, alguns bombeiros e da sempre ativa e consciente Marcha da Maconham e mais alguns populares acompanharam e mostraram sua indignação contra esta pecha que precisamos erradicar da história da sociedade, que é a violência contra a mulher. Convém ressaltar, que todas as formas de violência devem ser repudiadas, e a maior das violências e não ter o direito de se manifestar!!!

2 comentários:

  1. A Amélia já trabalha fora faz tempo e as Mulheres de Atenas, já estão divorciadas desde que eu era criança! É bom ver que, antes de tudo, as demais forças de mobilização se sensibilizaram com a Marcha das Vadias, desenhando um novo padrão para a organização e mobilização social. É bonito ver que essa pode ser uma demonstração daquilo que está por vir. É não se render jamais! Como diria Darcy Ribeiro..."só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me
    resignar nunca".

    ResponderExcluir