13.5.10

Fórum de Didática da Filosofia, preparando a AI e a AII

Na unidade II:

Objetivos, métodos e procedimentos para o ensino de Filosofia,

Destacamos que não existe uma didática da filosofia, Mas um número muito grande de métodos e técnicas que os professores se utilizam para ensinar os conteúdos da disciplina de filosofia, de forma a se tornar prazerosa, questionadora, investigativa e criativa.
Para Ghedin (2008, p.123) “a didática da Filosofia deve fornecer aos professores diretrizes de ação referentes ao ensino-aprendizagem validadas pelos resultados das pesquisas em Didática.” Como o ensino da filosofia é emergente, sua didática ainda é incipiente, em processo de construção.
Desta forma, o professor que pretende lecionar Filosofia deve ter como prática?

  1. Estimular ou condicinar?

  2. Fazer do aluno um aluno criativo? Ou condicionar seu comportamento?
Explique e eu estarei aqui participando deste debate,

Abraços,



28 comentários:

  1. marcia cristina nucleo da castelo it13 de maio de 2010 às 14:45

    acredito que formar um aluno que tenha a possibilidade de desenvolver uma atitude de investigação, e garantir a ele um estimulo constante do saber sempre mais.tornar o aluno criativo penso que é dar ao aluno espaços e material necessario para investigar e se apropriar do conteúdo aplicado seje ele em qualquer aréa; mais a escola toda devera estar enganjada no prgrama ,entendendo que educar também e informar.Penso também que deste modo o aluno torna-se condicionado a sempre buscar respostas com criatividade, sem se prender totalmente as regras impostas; um aluno questionador.

    ResponderExcluir
  2. Oi Menina,
    Ficou muito bom...
    Porém, o termos ''condicionado'' não foi bem aplicado,
    Quanto ao resto, muito bom!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. cristina alves (Polo de Itaguaí)14 de maio de 2010 às 13:26

    Penso que o professor deve estimular,porque através do estimulo,fazemos com que o outro pense e crie se tornando indepêndente para que assim tenha suas próprias idéias.

    ResponderExcluir
  4. Estimular a aprendizagem é o papel do educador, o aluno deve se sentir motivado a participar deste processo.
    Encontramos muitos educadores que condicionam o comportamento do aluno e não permite que este seja participativo e criativo, para que o aluno tenha facilidade para tal é necessário que este seja sempre desafiado a refletir, a pensar em novas possibilidades, e novos caminhos para que o mesmo avance.
    O estudo da Filosofia nos dá essa possibilidade de pensar sobre "o quê, e como?" e daí organizar nossas próprias idéias.

    ResponderExcluir
  5. Ana Claudia- Polo Itaguaí, 3º período.
    Na minha opinião o professor deve ter como prática estimular sempre o aluno,promovendo debates, trabalhos em grupo, promovendo uma integração e fazendo-o pensar , refletir, discutir de uma forma adequada fazendo-o perceber que o estudo da Filosofia pode ser aplicada no seu cotidiano.
    É fundamental fazer o aluno ser criativo, participativo, fazê-lo perceber que os desafios surgem a todo momento e ele precisa saber formular idéias, visando sempre o seu crescimento. Deixar de ser apenas ouvinte para ser questionador, investigador e compreender a sua importância dentro da sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. fla professor sou o dionicio aluno da uerj. bom acho que se tratando de filosofia o professor deve estimular já que filosofia é uma area que abranje infinatas possibilidades.mas á de lembrar que é o professor que decide o que e qual área ele vai estimular o que dificulta no processo criativo acho qua ao mesmo tempo que damos a ele a liberdade de escolher um caminho condicionamos a ele a nosssa forma

    ResponderExcluir
  7. Acredito que condicionar o aluno a uma determinada situação,acaba o transformando em um fantoche em uma sociedade capitalista que insiste em impor os seus anseios e necessidades a uma maioria que dependendo de como adquiriu conhecimento pode ser facilemente controlada

    ResponderExcluir
  8. Iviluce Oliveira Pólo centro - Pedagogia 3ºperíodo

    Acredito que o professor deva estimualr os seus alunos.Pois o mesmo tem um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo para que ele se torne um ser critíco e pensante.

    ResponderExcluir
  9. O educador deve estimular os alunos a fazer suas próprias reflexões e críticas. Com essa estimulação o aluno se tornará criativo.

    ResponderExcluir
  10. Tania - Polo Itaguaí
    3º período

    O professor deverá estimular e motivar seus alunos através de diálogos e debates, desta forma os alunos se tornarão indivíduos reflexivos e críticos. Após estes debates o professor poderá observar que muitos conceitos serão reconstruidos.

    ResponderExcluir
  11. O professor deve antes de qualquer coisa estímular seu aluno, independente deste estar cursando a Educação Infantil ou o Ensino Superior, pois mesmo em níveis de aprendizado diferentes é através da curiosidade, da inquietação e do incômodo causado pelo desconhecido que o aluno cria mecanismos de busca, desenvolve habilidades e reconheci em si um agente de construção do saber.
    O condicionamento até pode ter pontos que podem ser explorados, no entanto, não estamos mais na época de dizer aos alunos o que eles precisam fazer, estamos no momento em perguntar ao aluno até onde ele acha que pode fazer.

    ResponderExcluir
  12. Instigar o aluno a novas perpectivas é de fundamental importância para o crescimento do grupo e do proprio indivíduo e o educador tem essa ferramenta poderá usá-lo para que se crie novas formações de linhas de pensamento...

    ResponderExcluir
  13. Projeto Esperança na Praça ( Tatiana 2º periodo Castelo centro)

    ResponderExcluir
  14. Flaviane - Representante de turma / 2º Perírodo Pedagogia.
    No meu entender o aluno sempre deve ser estimulado a novas práticas, descobertas e automaticamente se tornará independente, onde através deste amadurecimento terá condições de trabalhar e defender suas próprias idéias.

    ResponderExcluir
  15. Maria Regina Gonçalves Pinho24 de maio de 2010 às 18:19

    - Pólo Centro - 3.período
    O professor pode estimular o aluno através desafios levando-o a questionar, argumentar e formular as suas hipóteses. Acredito que, colocando-se como orientador e parceiro o professor firma no seu aluno maior segurança e equilíbrio para que exponha as suas dúvidas e busque respostas, adquirindo autonomia nas ações pedagógicas.

    ResponderExcluir
  16. Estimular,com certeza,porém os procedimentos devem de ser de acordo com as necessidades individuais dos alunos.Quando trabalhamos com crianças que vivem marginalizadas pela pobreza e ou o abandono,é necessário primeiramente,trabalhar a auto estima,através da confiança e do carinho nelas depositados.É preciso estimular,fazer acreditar,semear e cuidar para que a motivaçaõ germine e cresça,O comportamento do aluno muita das vezes agressivo nqmaioria das vezes é consequência da falta de perspectiva,da falta de sonhos..
    É lindo,gratificante,maravilhoso poder contribuir para que o brilho da esperança volte ao olhar dessas crianças,Esse é o milagre que faz com que continuemos ser professores.

    ResponderExcluir
  17. Esqueci de assinar,rssss.Penha Marize Miranda,terceiro período da U.C.B.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom ver que estamos abrindo as mentes dos nossos futuros educadores para uma educação de criação, de "prudução independente", onde o aluno é capaz de fazer suas construções e experiências a partir de suas próprias vivências, no entanto o que me preocupa é que essa geração de novos educadores ainda é pequena, a geração "tô nem aí, finge que aprende que eu fingo que te ensino", ainda é viva na cabeça de muitos e ainda levará um bom tempo para ser extinta. Realmente espero que estejamos vivendo às entradas de novos tempos, onde a educação seja fruto de uma cultura e não o que temos hoje, fruto de pesquisas e de peso para o governo, pois é assim que vejo, como se para o governo a educação fosse algo chato pesado, que não se deve levar m uito em consideração, apenas fazer o mínimo para manter e para que se calem, como acabou a era do vinho e pão, que sejam calados agora com leptops e alguns "garoupa" na mão!

    ResponderExcluir
  19. Acredito que estimular seja muito importante, pois assim o aluno não fivará condicionado a um único assunto ou tema. Estimulando-o, ele se sentirá à vontade para expressar seus conhecimentos e até usar a sua criatividade.

    ResponderExcluir
  20. Luciana Sartori - UCB Centro EAD 3° periodo28 de maio de 2010 às 14:13

    Oi Prof. Antonio!
    o educador deve estimular o educando para que desperte e desenvolva o interesse em buscar "suas" respostas atraves da pesquisa, da leitura, dos filmes, da observaçao... em fim, de todos os segmentos disponiveis.
    A função do Educador não deve ser precisamente a de ensinar, mas a de criar condições para o educando realizar a sua propria aprendizagem conforme seus interesses, necessidades,fatasias, segundo as suas duvidas e exigencias que a realidade lhe apresenta.

    ResponderExcluir
  21. Patrícia Alves 2º período (Centro)
    Em nossa atualidade,devemos com certeza estimular os alunos.Pois se eles não forem estimulados e incentivados,correm um grande risco de desisitir de tudo. Ao invés de tentarmos condicioná-los, devemos motivá-los, para uma nova maneira de alcançar uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  22. O PAPEL DO EDUCADOR É DE ESTIMULAR O ALUNO A NOVAS DESCOBERTAS,REFLEXÕES,CRÍTICAS,DESAFIOS,QUE OS TORNEM CAPAZES DEALCANÇAR NÃO SÓ UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS COMO CIDADÃOS CRÍTICOS NA SOCIRDADE.PRECISAMOS ANTES DE TUDO,SABER COMO TRABALHAR A AUTO ESTIMA DESSAS CRIANÇAS PARA QUE SE SINTAM MOTIVADAS A TAL ATO.

    ResponderExcluir
  23. Merissa 2º periodo pedagogia
    Todos argumentam o texto focando sua opinião na conduta do professor para com o aluno do como devemos desenvolver esse aluno e tal...porém não nos preocupamos e nem paramos pra pensar na formação desse "professor" se ele tem o saber de como deveria fazer ou conduzir este aluno...e se tb este dito professor tem a visão e o principio de desenvolver o que seja proposto por ele ou pela instituição a qual ele trabalhará...muitas das vezes o que eu vejo nos professores são de serem conduzidos conforme a maré...para criar uma formação mais questionadora é preciso ter coragem e muita certeza propria e não conceitos pre formados ou moldurados por alguma ordem seja ela qual for.

    ResponderExcluir
  24. Luciana Corrêa - Polo Itaguaí 3ºperíodo.
    O professor deve estimular o aluno, fazendo com que se tornem mais questionadores e formadores de opiniões,refletindo assim sobre o que acontece na nossa vida e em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  25. jerferson- Pólo centro - 3 período
    O professor é peça fundamental no processo do ensino, por isso deve estimular o aluno a construir seu pensamento e questionamentos, porém acredito que o aluno deve se auto-estimular, através da motivação intrínseca.

    ResponderExcluir
  26. Waldemira Gonçalves Loureiro- Campus Centro- 3 período17 de junho de 2010 às 12:16

    O papel do professor é estimular o aluno de forma que ele possa desenvolver com maior clareza suas habilidades, fazendo com que isso o torne um ser participativo da sociedade em que vivemos.
    Além disso, o professor deve estimular o aluno a vencer suas dificuldades e ter suas limitações respeitadas.

    ResponderExcluir
  27. devemos estimular os alunos tornando a escola atraente,trabalhar a auta estima deles.temos que ir até eles para entendê-los e planejarmos coisas que serão do seu interesse

    luios carlos da silva m.2009060323 polo de itaguaí 3°período pedagogia

    ResponderExcluir
  28. devemos estimular os alunos,tornando a escola atraente,trabalhar a auta estima deles. temos que ir até eles para entendê-los e planejarmos coisas que serão do seu interesse.

    luis carlos da silva
    m.2009060323 polo de itaguaí 3° período de pedagogia

    ResponderExcluir