4.12.09

I Texto. Bandura e a Aprendizagem Social -

Bandura e a Aprendizagem Social

Albert Bandura é um psicólogo canadense, autor da Teoria Social Cognitiva.
Poderíamos apontar na Psicologia uma proximidade com a linha behaviorista de Skinner, porém enxerga o comportamento humano com um viés cognitivo. Enfatiza que o individuo modifica seu  comportamento durante a seu relacionamento com o meio. Ao contrário da linha behaviorista clássica, acredita que o ser humano é capaz de aprender comportamentos sem sofrer qualquer tipo de reforço. Para ele, o indivíduo é capaz de aprender também através do que ele trata por reforço vicariante, ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas conseqüências, com contato indireto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
O trabalho de maior destaque de Bandura, foi quando ele procura confirmar sua teoria ao fazer um experimento com um João-Bobo. No momento em que o experimento é colocado diante de um grupo de crianças, estas não tem quaisquer atitudes hostis com o boneco. Porém, após posteriormente Bandura expõe um adulto agredindo demasiadamente o referido brinquedo, a reação do grupo de crianças que observam esta situação é de imitar o comportamento do adulto.
Também está dentro de sua teoria o determinismo recíproco, ou seja, tanto o mundo quanto o indivíduo causam efeitos um no outro. Publica em 1959 seu primeiro trabalho, 'Adolescent Agression'.

3 comentários:

  1. Excelente trabalho, professor! Você é dessas pessoas que a gente torce para que se multipliquem, pois assim teremos um mundo melhor.
    Vou estar sempre por aqui, onde a gente não perde tempo, pelo contrário, aproveita-o muito bem.
    Abraços
    Fernando S. Campos

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  2. Gostei muito do texto sobre Bandura.

    O experimento que ele realizou com o boneco só comprova cada vez mais o quanto, muitas das atitudes realizadas pelas crianças, são refletidas naquilo que os adultos fazem. É por isso que precisamos cada vez mais rever nossas atitudes. Se não queremos que as crianças tenham um comportamento de agressão, como o que aconteceu na pesquisa, devemos nós mesmos dar o exemplo dentro de casa, na escola, no dia-a-dia.

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  3. Ao observarmos o slide sobre Bandura, fiquei com a impressão de que as conclusões do autor estão em diálogo com a sociologia de Durkheim, que ressalta a importância dos processos de socialização na formação do indivíduo. Entretanto, Bandura foca também nas questões afetivas do processo de aprendizagem social.

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