8.9.09

E viva o Maracanã, que venham as olimpíadas...


Não é só Maracanã que é o Maior da Mundo... Infelizmente temos outras marcas a destacar. O Texto que segue abaixo e uma clara consequência de um país que investiu parte significativa de seus recursos em construção de estádios de Futebol, Pan-Americano, embelezamento da cidade... Caso tivéssemos, ao longo de nossa história, nos preocupado com investimento no ensino básico, construção de Universidades, bibliotecas talvez agora pudéssemos vislumbrar um horizonte diferenciado. Contudo, o fato é que o Brasil é o país com maior número absoluto de analfabetos na América Latina. A notícia vem de BOGOTÁ - No Dia Internacional da Alfabetização, o Brasil aparece como o país com o maior número de analfabetos na América Latina, apesar de alguns progressos, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, em inglês). No total, 14,1 milhões de brasileiros, o que equivale a 10,5% da população maior de 15 anos, não saber ler nem escrever. No mundo, são 776 milhões de adultos nesta situação.Na última década, o Brasil reduziu essa taxa em cinco pontos percentuais. Porém, em números absolutos, essa diminuição significa a alfabetização de apenas dois milhões de pessoas, ainda caberia uma análise mais profunda do que os órgãos oficiais entenderam por alfabetizados.

Em 2003, o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um programa para promover a alfabetização da população adulta centrado em municípios com taxas de analfabetismo superiores a 25%.A maioria deles fica na região Nordeste.De acordo com os dados cedidos pelos Governos latino-americanos e reunidos pela Unesco, a América Latina tem 25 milhões de analfabetos, principalmente no Brasil e México, os países mais populosos.

Por outro lado, há nações que avançaram bastante no tema. Hoje, o Equador, que segundo me consta, não tem os maiores estádios de futebol do mundo, foi o sexto país latino-americano a anunciar que está livre do analfabetismo, é isto mesmo: ERRADICOU O ANALFABETISMO.

Os outros são Argentina, Cuba, Venezuela, Nicarágua e Bolívia.Com a
exceção da Argentina, todos esses países conseguiram tal feito por meio da aplicação do reconhecido método cubano "Sim, eu posso" com a ajuda financeira de Caracas. Importante observar que Caracas é a capital da Venezuela de Hugo Chaves o presidente maluquinho, lembram... Tão ridicularizado pela imprensa brasileira, esta mesma que enaltece o fato do Brasil ser um possível país sede de copa do mundo, aliás este o tema mais importante por estas bandas. Porém, a erradicaçãoa do analfabetismo não é alvo de nossos noticiários. Agora voltando ao caso da alfabetização...

O programa teve sua efetividade reconhecida pela Unesco e já alfabetizou, de acordo com números oficiais cubanos, 3,1 milhões de pessoas em 28 países.Além disso, nações como Paraguai, Costa Rica e Chile têm feito constantes progressos em termos de alfabetização e estão próximos de serem considerados como livres do analfabetismo.Os países que apresentam taxas de analfabetismo abaixo de 4% da população adulta são considerados como livres do problema.

Porém, nada disto importa...

O que importa é que em 2014 a copa do mundo de futebol será aqui...

Afinal temos o maior estádio de Futebol do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário